Fábio Júnior propõe redução de tarifa do transporte coletivo, em Goiânia

Data:

O candidato à prefeito de Goiânia, Fábio Júnior (UP), que concorre ao pleito pela primeira vez, assim como o partido Unidade Popular que tem apenas 10 meses de existência, afirma que existe um monopólio entre as empresas de ônibus da Região Metropolitana. De acordo com ele, a intenção é gerar lucro por parte das empresas, e se eleito, haverá auditorias para identificar se os lucros são justos, além de haver uma redução no preço da tarifa.

“As empresas conseguem colocar lucros muito altos porque elas tem o controle do sistema. No primeiro momento, a gente acredita que deve fazer uma auditoria no transporte coletivo de Goiânia par tentar identificar qual está sendo o gargalo e o que está pesando mais, e a partir deste momento conseguir fazer políticas públicas com nosso transporte coletivo”, projetou o candidato.

Ainda sobre o transporte coletivo, Fábio Júnior afirma que vê o setor como uma máfia em Goiânia. “Eles não divulgam resultados, a planilha de gastos não é pública, divulgam apenas o que seria o rendimento deles e com sem o gasto não é possível fazer um cálculo sobre qualquer taxa de lucro”, pontua.   

Diminuição da tarifa de ônibus

Fábio Júnior argumenta que com a realização de auditorias, é possível encontrar os pontos críticos em relação a administração das empresas, posteriormente municipalizar o transporte. Segundo ele, uma vez no controle da prefeitura, ou a própria “assume a responsabilidade ou se for o caso de realmente existir preço abusivo de monopólio, abrir para novas concorrências, com uma regulamentação nova para a gente conseguir efetivamente competitividade dentro do mercado”, diz Fábio.

O candidato projeta que com a municipalização do transporte público, a Prefeitura de Goiânia conseguirá fazer políticas públicas com o preço da passagem. “A gente acredita que ela vai reduzir se for municipalizada porque vai acabar com a alta taxa de lucros e já teremos uma redução inicial,” projeta.

Fábio Júnior foi o convidado do Jornal Bandeirantes desta terça-feira (13), na série de entrevistas que a Rádio Bandeirantes Goiânia vem fazendo com os candidatos à prefeito de Goiânia. Fábio é estudante de economia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e atualmente também trabalha como motorista de aplicativo.


Leia mais:

Virmondes diz que se eleito, não fará da Prefeitura um “trampolim” para 2022

Adriana Accorsi afirma que, se eleita, irá concluir obras e priorizar a saúde pública

“O poder público tem que assumir o caixa de arrecadação do sistema de transportes”, diz Elias Vaz

Manu Jacob diz que pretende rever contrato de concessão com empresas do transporte público

Major Araújo projeta construir um metrô e fazer alterações no Plano Diretor de Goiânia

Samuel Almeida critica o modelo do transporte coletivo e defende a criação de um vale creche

“Quero ser prefeito para mudar a realidade da cidade, tem que avançar mais”, diz Vanderlan

Baseado em projeto europeu, Alysson Lima quer criar unidades de saúde móvel em Goiânia

Talles Barreto sobre o transporte coletivo: “vamos colocar a passagem a R$ 2,00”

IPTU Verde: projeto do PV visa incentivar criação de áreas de absorção de água no solo

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Goiânia fica em 16º lugar entre cidades brasileiras no Global Cities Index 2026

Capital goiana aparece entre as mil cidades mais bem colocadas no ranking da Oxford Economics, que avalia localidades de 163 países

Goiás produz 37,3 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/2025

Produção goiana representou 10,6% do volume nacional; soja respondeu por mais da metade dos grãos colhidos no Estado

Prefeitura de Goiânia entrega equipamentos para 17 escolas municipais de tempo integral

Unidades que ampliaram a oferta de vagas entre 2023 e 2024 recebem materiais para reforçar a estrutura e o atendimento aos estudantes

Brasileiros enfrentam fila extensa de duas horas para votar no consulado em Paris

Quase 919 mil brasileiros estão aptos a votar no exterior; em Paris, fila para votar chega a dobrar o quarteirão