O candidato à prefeito de Goiânia, Fábio Júnior (UP), que concorre ao pleito pela primeira vez, assim como o partido Unidade Popular que tem apenas 10 meses de existência, afirma que existe um monopólio entre as empresas de ônibus da Região Metropolitana. De acordo com ele, a intenção é gerar lucro por parte das empresas, e se eleito, haverá auditorias para identificar se os lucros são justos, além de haver uma redução no preço da tarifa.
“As empresas conseguem colocar lucros muito altos porque elas tem o controle do sistema. No primeiro momento, a gente acredita que deve fazer uma auditoria no transporte coletivo de Goiânia par tentar identificar qual está sendo o gargalo e o que está pesando mais, e a partir deste momento conseguir fazer políticas públicas com nosso transporte coletivo”, projetou o candidato.
Ainda sobre o transporte coletivo, Fábio Júnior afirma que vê o setor como uma máfia em Goiânia. “Eles não divulgam resultados, a planilha de gastos não é pública, divulgam apenas o que seria o rendimento deles e com sem o gasto não é possível fazer um cálculo sobre qualquer taxa de lucro”, pontua.
Diminuição da tarifa de ônibus
Fábio Júnior argumenta que com a realização de auditorias, é possível encontrar os pontos críticos em relação a administração das empresas, posteriormente municipalizar o transporte. Segundo ele, uma vez no controle da prefeitura, ou a própria “assume a responsabilidade ou se for o caso de realmente existir preço abusivo de monopólio, abrir para novas concorrências, com uma regulamentação nova para a gente conseguir efetivamente competitividade dentro do mercado”, diz Fábio.
O candidato projeta que com a municipalização do transporte público, a Prefeitura de Goiânia conseguirá fazer políticas públicas com o preço da passagem. “A gente acredita que ela vai reduzir se for municipalizada porque vai acabar com a alta taxa de lucros e já teremos uma redução inicial,” projeta.
Fábio Júnior foi o convidado do Jornal Bandeirantes desta terça-feira (13), na série de entrevistas que a Rádio Bandeirantes Goiânia vem fazendo com os candidatos à prefeito de Goiânia. Fábio é estudante de economia da Universidade Federal de Goiás (UFG) e atualmente também trabalha como motorista de aplicativo.
Leia mais:
Virmondes diz que se eleito, não fará da Prefeitura um “trampolim” para 2022
Adriana Accorsi afirma que, se eleita, irá concluir obras e priorizar a saúde pública
“O poder público tem que assumir o caixa de arrecadação do sistema de transportes”, diz Elias Vaz
Manu Jacob diz que pretende rever contrato de concessão com empresas do transporte público
Major Araújo projeta construir um metrô e fazer alterações no Plano Diretor de Goiânia
Samuel Almeida critica o modelo do transporte coletivo e defende a criação de um vale creche
“Quero ser prefeito para mudar a realidade da cidade, tem que avançar mais”, diz Vanderlan
Baseado em projeto europeu, Alysson Lima quer criar unidades de saúde móvel em Goiânia
Talles Barreto sobre o transporte coletivo: “vamos colocar a passagem a R$ 2,00”
IPTU Verde: projeto do PV visa incentivar criação de áreas de absorção de água no solo