Vacinação de pessoas do interior em Goiânia tem atrapalhado o avanço na capital, diz diretora em Saúde

Data:

De acordo com Grécia Pessoni, diretora de Vigilância em Saúde de Goiânia, cerca de 21% das doses aplicadas na capital são em pessoas do interior. O dado é comprovado quando os documentos pessoais do imunizado, como o CPF, são jogados no sistema para registrar a aplicação. Grécia relata que a duas semanas, um ônibus vindo do interior, trazendo diversas gestantes, parou próximo a um dos postos de imunização da capital.

“Infelizmente Goiânia também acaba enfrentando essas situações, o que prejudica o atendimento da nossa população aqui”, pontua a diretora. Além dos postos de imunização, outro alvo dos morados do interior é o drive-thru do Passeio das Águas Shopping. Filas quilométricas tem sido registradas nas últimas semanas. A vacinação nos drives ocorre sem a necessidade de agendamento no aplicativo “Prefeitura 24 Horas”.

“O drive-thru acaba sendo um escape para pessoas que não conseguiram fazer o agendamento. Mas não é só em Goiânia. Todas as pessoas de municípios vizinhos que não conseguiram se vacinar na sua cidade, pegam um comprovante de endereço de um parente, um amigo e vem parar no drive de Goiânia”, diz Grécia. A diretora relata que conforme a prática ocorre, “todo tanto que abre, se torna pouco”, devido ao aumento na demanda de pessoas.

Outro fator para o atraso

Outro fator que pode colaborar para a demora no avanço da faixa-etária de imunização em Goiânia é o cálculo para o envio de vacinas. Atualmente, o Ministério da Saúde (MS) envia novas doses baseando-se na quantidade de moradores. O último censo realizado em Goiânia ocorreu em 2010. Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital tem cerca de 1.302.001 pessoas. Entretanto, a estimativa de 2020 é de que 1.536.097 pessoas morem em Goiânia nos dias atuais.

“As pessoas mudam. Algumas populações de municípios estão superestimadas, daí eles recebem mais doses e conseguem avançar. Já outros municípios, não só Goiânia, mas também da Região Metropolitana, as vezes tem mais dificuldades pois recebem muitas pessoas do interior que vem trabalhar, estudar e acabam ficando”, finaliza Grécia Pessoni.


Leia mais: Caiado “busca recolocar nosso estado nos trilhos”, diz Daniel Vilela, em Aruanã

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

França vence Suécia por 3 a 0 e avança às oitavas de final da Copa do Mundo

Com dois gols de Mbappé e um de Barcola, seleção de Didier Deschamps mantém 100% de aproveitamento no Mundial e enfrenta o Paraguai na próxima fase

México bate o Equador por 2 a 0 e chega às oitavas da Copa com 100% de aproveitamento

Seleção anfitriã chega à quarta vitória consecutiva sem sofrer gols e avança às oitavas de final no Estádio Azteca

Com gol de Haaland no fim, Noruega vence Costa do Marfim por 2 a 1 e enfrenta o Brasil nas oitavas de final

Com gol de Haaland no fim, seleção europeia garante vitória por 2 a 1 e avança no Mundial

GO Game Festival 2026 terá R$ 50 mil em premiações e reúne atrações geek em Goiânia

Evento será realizado entre os dias 11 e 13 de setembro, no Passeio das Águas Shopping, com campeonatos de eSports, concursos, experiências interativas e criadores de conteúdo