A partir de 1º de julho, o reforço da vacina contra meningite para crianças de 12 meses em Goiás ganhou um reforço importante. Agora, ao invés da tradicional dose da meningocócica C, os bebês vão receber a vacina ACWY, que protege contra quatro tipos da bactéria causadora da doença (sorogrupos A, C, W e Y).
A mudança segue orientação do Ministério da Saúde e já está em vigor na rede pública de saúde. O esquema de vacinação infantil segue com duas doses da vacina C aplicadas aos três e cinco meses de vida, mas, no reforço dos 12 meses, entra em cena a versão ACWY, que oferece uma proteção mais completa.
A subsecretária de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, explicou que a nova vacina representa um avanço na prevenção. “Com essa cobertura ampliada, aumentamos a proteção e salvamos mais vidas”, destacou.
Até então, a vacina ACWY era destinada apenas a adolescentes entre 11 e 14 anos. Agora, com a atualização do calendário vacinal, crianças de 1 ano que ainda não tomaram o reforço podem receber a nova dose. Já aquelas que já completaram o esquema com a vacina C não precisam se vacinar novamente neste momento.
Flúvia também fez um alerta aos pais: “Quem está com o cartão de vacinação atrasado deve procurar um posto de saúde o quanto antes”. Segundo ela, a cobertura da vacina meningocócica C para crianças menores de 1 ano em Goiás está em 85,61%.
Leia Mais: Governo de Goiás abre inscrições para mais de 7 mil vagas do Aluguel Social em 15 cidades
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Doença grave e de rápida evolução
A meningite é uma inflamação que atinge as membranas do cérebro e da medula espinhal. Quando causada por bactéria, pode evoluir rapidamente e deixar sequelas como perda de audição, dificuldades motoras, problemas de fala e até levar à morte. A transmissão acontece pelo ar, por meio de gotículas liberadas ao tossir, falar ou espirrar.
Somente neste ano, Goiás já registrou 76 casos e 11 mortes por meningite. Em 2024, foram 290 casos e 50 óbitos. Com esses números, o reforço na vacinação chega em boa hora e é fundamental para proteger a vida dos pequenos.
