Semad orienta proprietários de barragens em Goiás

0
Alto volume de chuvas preocupa governo por risco de rompimento de barragens. (Foto: Divulgação/Semad)

A previsão de volumes de chuva acima do normal nos próximos dias levou a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) a emitir um alerta para proprietários de barragens no estado de Goiás. A pasta pede que as estruturas recebam revisão e medidas de prevenção básica.

Estão previstos índices pluviométricos entre 150 milímetros e 400 milímetros em Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Por isso, conforme o superintendente de Recursos Hídricos e Saneamento da Semad, Marcos Antônio Menegaz, chuvas desses volume precisam de atenção redobrada às barragens.

“Nós recomendamos é uma vistoria da estrutura e que o nível da água seja reduzido, já pensando em um possível cenário de cheia, para que a barragem receba e escoe o volume sem maiores pressões”, pontua Menegaz.

A Semad também pede aos proprietários de barramentos para comunicar possíveis emergências às Defesas Civis municipais das respectivas cidades. É importante, de acordo com a pasta, constituir uma rede de comunicação com vizinhos e comunidades residenciais que estejam num raio de 10 quilômetros da represa.

Proprietários de barragens devem seguir as recomendações abaixo

  • Verificar o nível da represa, que não pode estar totalmente cheia nesse período
  • Fiscalizar a estrutura em busca de trincas ou rachaduras e infiltrações nas ombreiras e taludes. Caso existam, deve-se reduzir o volume acumulado no reservatório.
  • Deixar descargas de fundo escoando livremente nos próximos dias para que a barragem receba a água da chuva.
  • Desobstruir extravasores, quando houver: retirar lixo, vegetação ou qualquer material presente para que haja fluxo.
  • Jamais remover árvores ou vegetação nos taludes ou ombreiras para não causar instabilidade na estrutura. Deixar para realizar tal procedimento durante a seca.

Leia Mais:

Governo Federal alerta para tempestades em Goiás