A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu 2.168 atendimentos no Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril. As ações ocorreram durante o 35º Mutirão na Região Oeste “G”, no Residencial Buena Vista, e incluíram aferições de pressão arterial, consultas médicas, orientações preventivas e outros serviços de saúde.
O secretário municipal de saúde, Luiz Pellizzer, destacou que a prioridade foi conscientizar a população sobre a gravidade da doença. “Mobilizamos uma equipe multidisciplinar para orientar e alertar a população sobre a seriedade que a hipertensão exige”, afirmou. Pellizzer explicou que a hipertensão, conhecida popularmente como pressão alta, é diagnosticada quando os níveis de pressão arterial se mantêm iguais ou superiores a 14 por 9, ou 140 por 90 milímetros de mercúrio.
Durante o mutirão, o idoso Luiz Pereira, morador do Residencial Monte Pascoal, buscou atendimento para aferir a pressão. “Como estava muito alterada, passei pelo médico, recebi orientações sobre mudanças de hábitos, novas receitas e agora serei acompanhado na unidade básica de saúde”, relatou.
Segundo a SMS, estima-se que mais de 358 mil pessoas convivam com a hipertensão arterial apenas em Goiânia. A enfermeira e doutora em enfermagem Dalma Alves explica que a pressão alta danifica a camada interna dos vasos sanguíneos, o que pode levar a complicações graves. “O rompimento dos vasos pode causar infarto, problemas renais e Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, alertou.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Ex-presidente Jair Bolsonaro segue internado em UTI com quadro estável após cirurgia abdominal
Cuidados e prevenção
A orientação dos especialistas é adotar hábitos de vida mais saudáveis para prevenir a doença. Dalma Alves ressalta que fatores como alimentação inadequada, sedentarismo, estresse, excesso de peso, consumo de álcool e tabagismo estão diretamente ligados ao surgimento da hipertensão.
“O ideal é priorizar uma alimentação rica em verduras, frutas e carnes magras, com pouco sal e evitando alimentos ultraprocessados e frituras”, reforçou o médico Frank Cardoso. Além disso, ele lembra que a prática regular de atividades físicas e o controle do estresse são essenciais.
Dalma orienta diminuir o sedentarismo, controlar o peso e evitar o consumo excessivo de álcool e o tabagismo para manter a pressão sob controle.
O mutirão da Prefeitura de Goiânia, além de combater a hipertensão, ofereceu consultas e exames oftalmológicos, além da atualização das cadernetas de vacinação. As equipes realizaram testes rápidos de Covid-19 e ISTs, fizeram visitas domiciliares para o controle da dengue e aplicaram vacinas antirrábicas.