A Polícia Federal (PF), com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), deflagrou na manhã desta quinta-feira (24) a Operação Dose Clandestina. O objetivo foi desarticular um grupo criminoso que adquiria e enviava medicamentos fraudulentos ao exterior. Cerca de 100 policiais federais e fiscais da Anvisa cumpriram 25 mandados de busca e apreensão em sete estados: Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná e São Paulo
O delegado da PF em Goiás, Bruno Gama, afirmou que as investigações revelaram dois núcleos: um no Brasil, que falsificava receitas para adquirir medicamentos controlados, e outro no exterior, que os comercializava para comunidades brasileiras. Gama explicou que os medicamentos eram adquiridos ilegalmente no Brasil e enviados para o exterior, simulando uso pessoal.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Governo de Goiás entrega restauração completa do Palácio das Esmeraldas
As investigações começaram em 2024 e apuraram que o grupo movimentou mais de R$ 4 milhões durante dois anos. A PF também está investigando possíveis farmácias envolvidas no esquema e outros suspeitos. Os investigados poderão responder por tráfico de drogas, falsificação de documentos, entre outros crimes relacionados.