Goiás bate recorde na produção de cana-de-açúcar e se consolida como o 3º maior produtor do país

Data:

A safra 2024/25 de cana-de-açúcar em Goiás deve atingir a marca histórica de 78,5 milhões de toneladas, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume representa um aumento de 2,6% em relação à safra anterior, consolidando o estado como o terceiro maior produtor do Brasil.

A ampliação da área colhida e o ganho de produtividade nas lavouras impulsionam esse avanço. A área cultivada deve alcançar 969,7 mil hectares — crescimento de 1,6% — com produtividade média estimada em 81 toneladas por hectare, 1% superior ao ciclo passado.

Indústria também colhe bons resultados

O bom desempenho no campo também deve se refletir na etapa industrial. A produção de açúcar deve chegar a 2,9 milhões de toneladas, um crescimento de 8,8% em relação ao ciclo 2023/24. Já a fabricação de etanol pode alcançar 4,87 bilhões de litros, alta de 2,7%.

“É um resultado bastante expressivo, que mostra a força do setor sucroenergético em Goiás. Temos uma cadeia produtiva estruturada, com investimentos constantes em tecnologia e manejo, o que contribui diretamente para esses números positivos”, afirma o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende.

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.

Leia Mais: Governo de Goiás entrega restauração completa do Palácio das Esmeraldas

Relevância nacional

Segundo a Conab, Goiás responde por cerca de 11,6% da produção total de cana-de-açúcar no Brasil. Para Pedro Leonardo, o desempenho confirma o papel estratégico do estado no agronegócio nacional. “A cana-de-açúcar é responsável por milhares de empregos diretos e indiretos, além de ser peça fundamental na geração de energia limpa, por meio do etanol. A expectativa de produção recorde reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento do agro em Goiás”, completa.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Inglaterra goleia Croácia e Gana vence Panamá nos acréscimos pela primeira rodada do Grupo L

A seleção inglesa assumiu a liderança da chave após derrotar os croatas por 4 a 2, enquanto Gana estreou com vitória dramática sobre o Panamá

Toy Story 5 estreia nos cinemas de Goiânia e Aparecida e ganha sessão inclusiva para crianças com autismo

Nova aventura de Woody, Buzz Lightyear e companhia chega às telonas nesta quinta-feira e traz reflexão sobre tecnologia, infância e amizade

Prefeitura de Aparecida realiza mutirão de ultrassonografia gratuito nesta sexta-feira

Ação amplia acesso da população a exames especializados

Ancelotti prepara mudanças na Seleção Brasileira para duelo contra o Haiti pela Copa do Mundo

Técnico italiano deve promover alterações em todos os setores após atuação abaixo das expectativas na estreia diante do Marrocos; Neymar segue fora da equipe