O governador Ronaldo Caiado entregou, nesta segunda-feira (28), 50 unidades habitacionais a custo zero em São Francisco de Goiás, no Centro goiano, como parte de um conjunto de ações do governo estadual voltadas à garantia do direito à moradia. O programa habitacional, que visa beneficiar famílias de baixa renda, foi realizado no Loteamento Jairo Gomes de Moura, com um investimento de R$ 6,8 milhões.
Ao entregar as casas, Caiado destacou que as unidades receberam recursos públicos. Com as escrituras, as famílias garantem a propriedade definitiva de seus imóveis. ‘As casas são fruto do dinheiro do povo.’ E vocês estão recebendo a casa de graça, com documento”, afirmou o governador, ressaltando a responsabilidade na gestão dos recursos públicos.
Caiado também mencionou a importância da política habitacional no contexto das necessidades das famílias mais vulneráveis, aquelas que não possuem condições de financiar uma casa própria e que têm uma renda de até um salário mínimo. “Neste momento, precisamos garantir que as pessoas não precisem mais do Bolsa Família, e cada um tenha melhor qualidade de vida”, pontuou, defendendo a emancipação e autonomia das famílias.
O vice-governador Daniel Vilela também destacou o impacto da entrega das casas: “Aqui a gente vê a mudança objetiva e direta na vida das pessoas. Uma pessoa que não tinha casa e, com isso, não gerava sonho de uma vida melhor para os seus filhos, para os seus netos. A partir de hoje, essas pessoas já podem sonhar com uma perspectiva de vida muito melhor.”
Campo de futebol
Além das casas, o governador entregou um campo de grama sintética, construído ao lado do Ginásio de Esporte para uso da população local.
Luziane Batista da Silva, moradora de 42 anos e mãe de sete filhos, foi uma das beneficiadas. “Acho que será tudo mais tranquilo agora. Sabendo que é da gente, que se a gente tiver que partir, os filhos vão ficar amparados”, comentou, emocionada com a mudança.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Prefeitura de Goiânia inicia repasses para reestruturação financeira da Comurg com foco em economia e eficiência[
O programa
O Programa Pra Ter Onde Morar – Construção, lançado em 2021, já contemplou 3,4 mil famílias em todo o estado, oferecendo moradias a custo zero. Cada imóvel tem sala de estar/jantar, cozinha, dois quartos, um banheiro, área de serviço coberta, quintal, acesso de pedestre cimentado e recuo frontal gramado.
A parceria entre o governo estadual e os municípios tem sido essencial para a realização do programa, com os municípios doando terrenos providos de infraestrutura básica, como rede de água e esgoto, energia elétrica, pavimentação de ruas, sistema de iluminação e escoamento de águas pluviais. “São casas de excelência, de primeira qualidade. Parabéns, governador, porque você faz o dinheiro público valer”, afirmou o prefeito Timbó.
São Francisco de Goiás receberá ainda outras 49 unidades habitacionais, com um investimento de R$ 8,7 milhões.