O Atlético Goianiense é o primeiro finalista do Campeonato Goiano 2022. O time rubro-negro garantiu sua ida à decisão após empatar nesta terça-feira (22), com o Vila Nova, por 1×1, no Onésio Brasileiro Alvarenga. O Tigrão saiu na frente com Rubens, de pênalti, e Wellington Rato fez o gol salvador para o Dragão.
O resultado serviu ao Atlético uma vez que na partida da ida, o time venceu em seus domínios por 3×2. Agora o Dragão aguarda o vencedor de Goiás x Iporá, que se enfrentam na volta na quarta-feira (23), para conhecer o seu adversário na final. Na partida de ida, o Verdão bateu o Lobo Guará em Iporá por 2×0 e tem vantagem.
EMPATE E CLASSIFICAÇÃO RUBRO-NEGRA
A primeira etapa foi bastante truncada. Os times pouco criavam e a disputa era intensa, deixando o jogo nervoso. O Vila, que precisava do resultado, tentava buscar mais o ataque, mas com muita dificuldade em criar chances reais. Uma boa oportunidade foi criada de fora da área, por Matheuzinho, que arriscou chute forte e viu Luan Polli espalmar o chute para escanteio.
Pablo Dyego também tentou abrir o placar, mas o chute saiu à esquerda do gol atleticano. Enquanto isso, do outro lado do campo, o Dragão não teve nenhuma chance efetiva de gol e marcava sua presença ofensiva apenas rondando a área do adversário, sem agredir o gol de Georgemy.
Já no início da etapa final, o Atlético foi quem chegou ao ataque primeiro. Léo Pereira arriscou de fora da área e levou perigo, mas a bola saiu. Pouco depois, veio a resposta colorada: Wanderson disputou a bola com Wagner dentro da área e acertou o pé do meia. Sávio Pereira, árbitro da partida, foi chamado para rever o lance e na consulta ao vídeo marcou o pênalti. Rubens cobrou com perfeição e incendiou o OBA: 1×0 Tigrão.
Quando o Vila parecia crescer no jogo e o Dragão sentia dificuldades para atacar, um lance com erro na saída de bola dos donos da casa recolocaram o time rubro-negro na partida. Jorginho recuperou na intermediária e lançou de primeira Wellington Rato. Com calma e classe, o camisa 7 esperou a saída de Georgemy e bateu por cima do goleiro, empatando a partida no OBA. 1×1.
Como toda decisão, os minutos finais foram tensos no OBA. O Atlético tentava quebrar o ritmo da partida e valorizada cada paralisação para ganhar tempo. Já o Vila, na base do abafa, tentava chegar, mas não conseguia desempenhar um bom futebol. Com isso, o empate se manteve no OBA e confirmou a ida do Dragão para a final do Campeonato Goiano.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Goiano – semifinal volta
Vila Nova 1×1 Atlético
Data: 22/03/2022
Horário: 20h
Local: Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia-GO
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliar 1: Tiago Gomes (GO)
Assistente 2: Daniel Andrade (DF)
VAR: Leone Carvalho
Gols
Vila Nova: Rubens (10’ 2T – 1×0)
Atlético: Wellington Rato (27’ 2T – 1×1)
Cartões amarelos: Wagner, João Lucas (VILA); Wellington Rato, Luan Polli (ACG)
Cartões vermelhos:
Vila Nova: Georgemy; Moacir (Pedro Bambu), Rafael Donato, Renato e Willian Formiga; Pablo Roberto (Jean Silva), Arthur Rezende e Wagner (João Lucas); Matheuzinho, Pablo Dyego e Rubens.
Técnico: Higo Magalhães
Atlético: Luan Polli; Dudu, Wanderson, Edson e Arthur Henrique; Marlon Freitas, Baralhas e Jorginho (Rickson); Léo Pereira, Wellington Rato e Shaylon.
Técnico: Umberto Louzer