18.8 C
Goiânia
sexta-feira, 9, maio 2025
- Anúncio -

Saúde de Goiás capacita novos profissionais para atuação temporária na Regulação e Siate

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) iniciou, nesta segunda-feira (05), um treinamento para os novos profissionais que atuarão temporariamente no Complexo Regulador Estadual (CRE) e no Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate). A capacitação prossegue até nesta quinta-feira (08), com 162 profissionais sendo preparados para iniciar as atividades no dia 09.

Entre os participantes, estão médicos, enfermeiros e técnicos auxiliares de regulação médica, selecionados por meio do Processo Seletivo Simplificado – EDITAL Nº 001/2025-SEAD/SES. A contratação será válida por três anos, com possibilidade de prorrogação de até cinco anos, conforme o interesse da administração pública. O treinamento está sendo realizado na sede do CRE, localizada no Jardim Santo Antônio, em Goiânia.

De acordo com a superintendente de Regulação, Controle e Avaliação da SES-GO, Lorena Mota, os profissionais estão passando por uma formação operacional do sistema, adquirindo os acessos necessários e se familiarizando com as funções. “Eles estão em processo de treinamento, realizando a adaptação ao novo sistema para que possam iniciar com eficiência no próximo dia 9”, afirma Lorena.

A equipe do CRE contará com 75 médicos reguladores, 18 enfermeiros e 52 técnicos auxiliares de regulação médica. No Siate, 14 médicos intervencionistas e 3 enfermeiros completarão o time de 162 profissionais. A seleção, que inicialmente ofereceu 183 vagas, ainda precisa preencher 21 vagas para médicos.

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.

Leia Mais: AMMA realiza poda preventiva de árvores no Lago das Rosas, nesta quinta (8)

Processo seletivo

O processo seletivo foi realizado em duas etapas: análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório, seguida de entrevistas. A SES-GO reassumiu a gestão do complexo em 2023, após encerrar o modelo de administração por Organização Social, o que motivou a renovação da equipe do CRE. A contratação de novos servidores visa garantir a continuidade dos serviços prestados à população.

Lorena Mota destaca que a principal motivação por trás das contratações é a crescente demanda pelo serviço de regulação, especialmente após a implementação do novo sistema de gestão. “O aumento das unidades sob gestão do Estado e a mudança de sistema motivaram a criação dessas vagas, que são essenciais para manter a qualidade no atendimento”, explica.

Em 2023, a SES-GO implementou o Sistema de Saúde Integrada de Goiás (Sigo), uma plataforma moderna que melhora a regulação de pacientes no SUS. A SES-GO implementou o Sigo em fases, começando pelas consultas e, depois, incluindo exames e internações. “Essa transição gradual foi fundamental para a adaptação dos colaboradores e para garantir um serviço de qualidade ao usuário”, acrescenta Lorena.

Acolhimento dos Novos Servidores

Na próxima semana, no dia 14, a SES-GO realizará um evento de acolhimento aos novos servidores, que acontecerá na Escola de Saúde. O evento contará com a presença do secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, do secretário adjunto Sérgio Vencio, do subsecretário de Políticas e Ações em Saúde, Luciano de Moura Carvalho, e outros representantes da gestão da Pasta. A integração será marcada por uma série de atividades, incluindo uma palestra motivacional e apresentações sobre os fluxos de trabalho do Siate e Regulação.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -