Goiânia lança campanha Maio Amarelo 2025 com foco em educação e segurança no trânsito

Data:

Comportamentos rotineiros como sair atrasado, dirigir sob estresse ou usar o celular ao volante parecem inofensivos, mas contribuem significativamente para o caos e o perigo no trânsito das grandes cidades. Para enfrentar esse desafio, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), lançou a edição 2025 da campanha Maio Amarelo. A iniciativa tem como objetivo alertar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância da prudência e do respeito às normas de trânsito.

Desde o início do ano, a gestão do prefeito Sandro Mabel tem investido em ações para melhorar a segurança viária. Entre as medidas, estão o reforço na sinalização horizontal e vertical com materiais mais duráveis e intervenções em pontos críticos da cidade. A campanha deste ano também prevê blitz educativas, distribuição de material informativo e palestras em escolas, empresas e instituições públicas. Todas essas ações buscam promover atitudes responsáveis no trânsito.

Segundo especialistas, o estresse é um dos principais fatores que desencadeiam comportamentos de risco ao volante. A psicóloga Cristiane Cavalcanti destaca que motoristas sobrecarregados emocionalmente tendem a agir com agressividade, o que pode gerar desrespeito às regras e situações perigosas. Já a psicóloga Marina Ísis aponta a importância de manter o controle emocional como forma de prevenção. “Ter uma rotina organizada, fazer pausas e praticar respiração consciente ajudam a diminuir os impactos da ansiedade no trânsito”, orienta.

Acidentes fatais e aumento da violência no trânsito

Dados atualizados do Programa Vida no Trânsito (PVT), da Secretaria Municipal de Saúde, mostram que 210 acidentes com mortes foram registrados em Goiânia ao longo de 2024. A maioria das vítimas são homens entre 20 e 39 anos, com predominância de ocorrências aos fins de semana. O trecho urbano da BR-153 foi o mais letal, com 10 mortes. Em 2025, acidentes de trânsito já causaram 28 mortes na capital.

A Rua dos Artistas e as avenidas 85, César Lattes e Castelo Branco registram os maiores índices de ocorrências fatais no trânsito. Por isso, essas vias têm recebido atenção especial das autoridades.

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.

Leia Mais: MPGO conquista liminar que obriga Amazon a respeitar direitos dos consumidores antigos do Prime Video

Tecnologia e fiscalização como aliadas da segurança

Outro ponto de destaque da campanha é o uso da tecnologia para reforçar a fiscalização. Durante o período em que Goiânia ficou sem radares, entre setembro de 2023 e maio de 2024, foram registradas 183 mortes no trânsito — uma a cada 36 horas. Com o retorno dos equipamentos entre junho de 2024 e fevereiro de 2025, o número subiu para 193 mortes, ou uma a cada 34 horas, representando um aumento de 5,5%.

Além de monitorar infrações, os novos dispositivos eletrônicos estão integrados às forças de segurança, o que possibilita identificar veículos roubados e placas clonadas em tempo real. “Essas câmeras não servem apenas para fiscalizar o trânsito. Elas também contribuem para a segurança pública, ajudando a combater o crime com respostas mais rápidas”, ressalta o prefeito Sandro Mabel.

Com o Maio Amarelo, Goiânia reforça seu compromisso com um trânsito mais humano, seguro e consciente, convidando toda a população a repensar atitudes e a adotar práticas que salvam vidas.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Canadá e Bósnia fazem duelo de abertura do Grupo B da Copa do Mundo nesta sexta-feira (12)

Anfitriões buscam primeira classificação ao mata-mata da história, enquanto os bósnios disputam apenas sua segunda participação em Mundiais

México vence África do Sul na abertura da Copa do Mundo 2026; Coreia do Sul estreia com virada sobre a Tchéquia

Mexicanos largam na liderança do Grupo A após vitória por 2 a 0; sul-coreanos também somam três pontos ao vencerem a Tchéquia por 2 a 1

Prefeitura de Goiânia fará nova manutenção em sistemas digitais neste fim de semana

Atualização dos sistemas ocorre nos dias 13 e 14 de junho para adequação ao novo padrão nacional de CNPJ; alguns serviços ficarão temporariamente indisponíveis

Governo de Goiás abre matrículas da EJA para quem deseja concluir os estudos

Inscrições poderão ser feitas entre 22 de junho e 19 de julho; modalidade oferece ensino presencial e semipresencial para jovens e adultos que desejam finalizar a educação básica