A Prefeitura de Goiânia deu início, neste sábado (26), a uma nova campanha educativa sobre o descarte correto de lixo e entulhos. O lançamento ocorreu na Praça Walter Santos, no Setor Coimbra, com a instalação de uma lixeira de 5 metros, um símbolo da ação que visa conscientizar a população sobre a importância da colaboração de cada cidadão na manutenção da limpeza da cidade.
Durante o evento, o prefeito Sandro Mabel destacou a importância da campanha, afirmando estar confiante no engajamento da população para resolver o problema do lixo na cidade. “A prefeitura já fez a sua parte e agora contamos com a colaboração de todos para mantermos Goiânia limpa. Já realizamos 35 mutirões e vamos intensificar ações, principalmente nas escolas, para promover a conscientização”, disse Mabel.
O prefeito também mencionou que o descaso com a limpeza nos últimos anos fez com que muitos deixassem de se importar com o lixo, mas que agora é o momento de reverter essa situação. “Essa campanha vai mostrar que cada um tem um papel fundamental, pois ações de limpeza pública são muito caras. Se não descartarmos corretamente, continuaremos a gastar dinheiro que poderia ser investido em saúde, educação e obras”, alertou.
Além da campanha educativa, a gestão abriu oito novos ecopontos para o descarte de entulhos, totalizando 13 pontos de coleta em Goiânia.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Ex-presidente Jair Bolsonaro segue internado em UTI com quadro estável após cirurgia abdominal
A campanha
A campanha, com o slogan “A cidade é sua casa. Cuide bem dela.”, inclui faixas, outdoors, painéis de LED e a instalação de grandes cestos de lixo em pontos estratégicos da cidade. A ação também conta com a participação de outras secretarias e órgãos municipais, como a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e o Consórcio Limpa Gyn.
A conscientização sobre o cuidado com os espaços públicos, comparando-os ao ambiente doméstico, é um dos pilares da campanha. Além disso, a população pode contar com soluções práticas, como a coleta seletiva e o serviço Cata-Treco, disponível para retirar grandes volumes de lixo. Para denunciar o descarte irregular, a Prefeitura disponibiliza os números da Amma (62) 3524-2121 e da Guarda Civil Metropolitana (GCM) pelo 153.