Retirada de medicamentos no Juarez Barbosa passa a ser feita exclusivamente na data agendada a partir de 2026 

Data:

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) informou que, a partir de 2 de janeiro de 2026, a retirada de medicamentos no Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB) deverá ocorrer exclusivamente na data previamente agendada. A medida substitui a possibilidade de retirada antecipada em até dois dias e tem como objetivo melhorar a organização do atendimento, reduzir filas e garantir o controle adequado do estoque. 

Segundo a SES, o sistema de agendamento já existe desde 2023, mas não vem sendo respeitado por parte significativa dos usuários. Atualmente, cerca de metade dos pacientes comparece fora da data marcada, o que tem provocado atrasos, desorganização no fluxo de atendimento e dificuldades no planejamento da distribuição dos medicamentos. 

Leia Mais: PRF apreende 29 celulares sem nota fiscal durante fiscalização na BR-050, em Catalão

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Nova regra

De acordo com a diretora técnica do Cemac JB, Vivianne Vieira de Melo, a flexibilização adotada anteriormente acabou gerando efeitos contrários ao esperado. “Com a possibilidade de retirada antecipada, houve aumento das filas e mais reclamações dos usuários. A unidade tem capacidade diária limitada, e o comparecimento fora da data compromete a qualidade do atendimento para todos”, explica. 

Com a nova regra, a expectativa é que o respeito ao agendamento permita melhor gestão das filas e maior previsibilidade no abastecimento dos medicamentos, assegurando acesso justo aos tratamentos. Se o paciente não puder comparecer na data marcada, poderá autorizar um representante previamente cadastrado no sistema do Cemac JB para realizar a retirada. 

A SES acredita que a mudança tornará o atendimento mais ágil, organizado e eficiente. Para esclarecimento de dúvidas, os pacientes podem procurar a equipe do Cemac JB ou acessar o site oficial da Secretaria de Estado da Saúde. 

Lucas Freitas
Lucas Freitas
Jornalista formado pela UNIFASAM - Centro Universitário Sul-Americano. Profissional apaixonado em entretenimento, cinemas, teatro, futebol e musicas. Jornalista por amor.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Prefeitura de Goiânia convoca 129 aprovados em concurso, incluindo 107 agentes de saúde

Convocados devem apresentar documentação em até 30 dias para seguir para a etapa de nomeação e posse

Goiás amplia número de vinícolas e ganha espaço na produção de vinhos de inverno

Estado chegou a 12 vinícolas registradas em 2025 e concentra 70,6% dos estabelecimentos do setor no Centro-Oeste

Governo de Goiás abre mais de 900 vagas gratuitas para cursos de robótica

Programa S.T.A.R.T. oferece formação em programação e novas tecnologias para crianças e jovens de 8 a 20 anos

GoiâniaPrev passa a atender público presencialmente das 8h às 17h

Novo horário vale de segunda a sexta-feira, nos dias de expediente, para segurados e demais usuários do Instituto de Previdência de Goiânia