A Prefeitura de Goiânia confirmou a publicação, nos próximos dias, de um decreto que visa inibir a prática dos chamados “sommeliers de vacina”, os que querem escolher qual imunizante a ser aplicado contra a Covid-19. O documento adotará medidas que visam evitar essa prática. Ir para o fim da fila, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está entre as consequências pela atitude considerada inadequada em tempo de pandemia.
Somente no drive-thru do shopping Passeio das Águas na última terça-feira (13), 346 pessoas recusaram a vacina disponível em virtude do laboratório fabricante. “Das 2 mil doses que foram disponibilizadas para o ponto de vacinação, 17,3% das pessoas que pegaram a fila e receberam a senha se recusaram a se imunizar por conta do tipo da vacina”, comentou Luana Ribeiro, secretária executiva da SMS.
Os detalhes do decreto já estão sendo discutidos, inclusive com o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) para ser divulgado nos próximos dias. “As pessoas que a partir de hoje recusam a receber o imunizante já estão sendo identificadas e serão inseridas entre as medidas que estão sendo tomadas para impedir essa prática”, conclui a secretária executiva Luana Ribeiro.
Leia mais: Em reunião com Queiroga, Caiado contesta a compra de 30 milhões de doses pelo Governo de São Paulo