O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), anunciou a possibilidade de uma parceria com Israel para a aplicação de tecnologias avançadas na área de segurança pública da capital. A proposta foi debatida durante uma visita à Embaixada de Israel em Brasília, nesta quarta-feira (23), com apoio do governador Ronaldo Caiado (UB). No encontro, o embaixador israelense, Daniel Zonshine, recebeu elogios de Mabel por sua visão sobre Goiás e o Brasil.
Em um vídeo gravado no local, Mabel compartilhou detalhes da conversa com o embaixador: “Discutimos a segurança de Goiânia e o uso de ferramentas de inteligência artificial. O embaixador colocou à disposição empresas e representantes do governo de Israel para nos ajudar nessa área”, afirmou o prefeito.
Além da segurança pública, Mabel mencionou a possibilidade de cooperação com Israel na área meteorológica. Ele afirmou que, junto com o governador Caiado, pretende adquirir um radar meteorológico para Goiânia com o objetivo de prever intempéries e evitar surpresas. “Queremos que Goiânia nunca mais seja pega de surpresa em situações climáticas. Israel tem vasta experiência, não apenas em tecnologia meteorológica, mas também em drenagem urbana, o que pode ajudar a cidade a prevenir inundações”, destacou o prefeito.
Tecnologia israelense já presente em Goiás
Goiás já utiliza a tecnologia israelense, especialmente em Flores de Goiás, onde implantaram o projeto de Fruticultura Irrigada no Vão do Paranã. Este projeto, que beneficiou dez produtores locais com kits de irrigação de uma empresa israelense, tem como foco a produção de maracujá e manga. A equipe considerou a fase inicial, realizada no último trimestre de 2023, como um teste piloto da tecnologia.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Procon Goiânia apreende 60 kg de alimentos vencidos em supermercado da capital
Agenda em Brasília
A visita à embaixada de Israel foi o primeiro de dois compromissos importantes do governador Caiado e do prefeito Mabel em Brasília. Além do encontro com o embaixador Zonshine, os dois políticos também participaram do lançamento do livro “A inconstitucionalidade de leis brasileiras: Entre causas e efeitos”, do deputado federal e presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira.
Líderes do União Brasil, partido de Caiado, e do Progressistas se reuniram em Brasília para discutir a federação entre as siglas. Segundo apurações, eles já teriam fechado o acordo, com o governador de Goiás como candidato da aliança para as eleições de 2026.