Prazo do processo para primeira habilitação é prorrogado

Data:

Os candidatos que buscam a primeira habilitação ganharam mais prazo para concluir o processo e obter a permissão para dirigir. Para minimizar os impactos da pandemia do coronavírus, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu referendar a Portaria nº 195/20, que suspende, por tempo indeterminado, o prazo de 12 meses para que o candidato finalize o processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

A suspensão do vencimento dos processos beneficia alunos de Centros de Formação de Condutores.  Em Goiás, atualmente, tramitam 131 mil processos de primeira habilitação. Conforme a Resolução 168/2004, eles têm a validade de 12 meses. Caso o candidato não cumprisse todas as etapas nesse prazo (exames, aulas e aprovação nas provas teóricas e práticas), era necessário reiniciar o processo. 

O presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva, elogiou a iniciativa do Contran. “O conselho foi sensível à situação vivida pela população nesse momento atípico. Por problemas que fogem ao controle dos envolvidos, muitos não conseguiram concluir o processo no prazo estipulado pela Resolução 168. A suspensão do vencimento traz alívio para o candidato”, pontua Marcos Roberto.

O prazo para que o candidato concluísse o processo de habilitação havia sido prorrogado por seis meses pela Resolução 782/20. No entanto, o tempo não foi suficiente para que os alunos dos CFCs cumprissem todas as etapas do processo de habilitação diante do cenário atual.

A reunião do Contran também adotou medidas que beneficiam os Centros de Formação de Condutores (CFCs). Foram prorrogados por um ano, a utilização dos veículos de aprendizagem e a validade dos cursos de formação, necessários para quem atua como instrutor e diretor de autoescolas.

Com informações do Detran Goiás

Leia mais: “Se eu fosse um político de primeira eleição, estaria preocupado”, diz Iris sobre críticas ao mandato

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Prefeito Leandro Vilela encaminha à Câmara projeto que reduz ITBI para 1,5% em Aparecida 

Projeto enviado à Câmara prevê alíquota reduzida entre 5 de outubro e 6 de novembro de 2026

Roubos a estabelecimentos comerciais caem 34,9% em Goiás entre janeiro e agosto 

Estado registrou 149 ocorrências entre janeiro e agosto de 2026, contra 229 no mesmo período do ano passado

Chamada pública seleciona 30 pesquisadores com bolsas de R$ 13 mil em Goiás

Chamada pública recebe inscrições até 1º de outubro e prevê auxílio de até R$ 200 mil para projetos de pesquisa

Restauração da GO-020 altera trânsito entre Goiânia e Bela Vista a partir desta terça-feira (22)

Nova etapa começa nesta terça-feira (22) e provoca desvio do tráfego no sentido Bela Vista, na Região Metropolitana de Goiânia