Em Goiânia, o Pedal da Paz Brasil sairá da Praça do Sol, às 16h, no Setor Oeste, neste sábado (13). O evento ocorre em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal simultaneamente
De acordo com os organizadores, são 300 grupos de pedal envolvidos, e a prefeitura de Goiânia oferece apoio com a Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) e Secretaria Municipal dos Esportes (SMESP).
Um dos organizadores deste evento, Giuseppe Gióia conta que a primeira edição ocorreu em 2018, quando eles decidiram fazer algo para chamar atenção devido aos altos índices de violência no trânsito contra ciclistas em todo o Brasil. Desta forma, o grupo decidiu realizar no segundo sábado de novembro este movimento para lembrar das vítimas e conscientizar a população para este problema.
“Após uma semana da data de finados em 2018, nós, ciclistas goianos, oficializamos o 2° sábado de novembro como o dia de ‘Finados dos Ciclistas’, o dia do Pedal da Paz. Esse evento foi completamente diferente de todos os outros, pois era fraternal, ecumênico, pacífico e solidário, onde todos os ciclistas e grupos de pedal se tornavam uma só corrente, a do bem”, frisa Giuseppe.
Foi em novembro de 2018, portanto, que os organizadores realizaram o primeiro pedal — saindo da Praça Cívica. Os participantes vestiam roupas pretas em alusão ao luto às vítimas que morreram em decorrência de acidentes de trânsito.
Giuseppe Gióia conta que, em 2019, sua página no Instagram (@bikeydicas) entrou em contato e buscou parceria com outros ciclistas e grupos de pedal não só de Goiânia, mas de todo Brasil, fazendo com que a segunda edição fosse chamada ‘Pedal da Paz Brasil’, “onde líderes de suas regiões se unem e debatem ideias para as mudanças necessárias em prol da segurança dos nossos ‘irmãos’ ciclistas em todo país”. Ele frisa que o Pedal da Paz Brasil convida todos a irem de preto em luto e respeito aos ciclistas mortos e acidentados do país, “em um ato de neutralidade de grupos de pedal e estilos no qual, unidos, pedalamos juntos em uma manifestação pacífica pela paz no trânsito e respeito aos ciclistas”, completou.
A união dos mais de 300 grupos de pedal em todo Brasil vai se espalhar por 17 Estados, sendo eles Goiás, Ceará, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Pernambuco, Mato Grosso, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Distrito Federal, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, e Rondônia.
Leia mais: Barroso derruba proibição de empresas demitirem funcionários sem vacina