17 C
Goiânia
sábado, 18, maio 2024
- Anúncio -

No Dia da Reciclagem, Goiânia promove iniciativas de reprocessamento de resíduos

Goiânia é uma das poucas capitais do Brasil que conta com a coleta seletiva porta a porta, com atendimento regular em mais de 700 bairros

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Celebrado em 17 de maio, o Dia Internacional da Reciclagem foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para estimular a reflexão sobre o tratamento dos resíduos após o consumo dos produtos. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) destaca, nesta data, os importantes serviços gratuitos e contínuos que favorecem o descarte adequado do lixo e a separação dos itens recicláveis.

Goiânia é uma das poucas capitais do Brasil que conta com a coleta seletiva porta a porta, com atendimento regular em mais de 700 bairros. Nos setores nos quais a produção de lixo é maior, o caminhão da coleta passa três vezes por semana. Já nos setores onde a geração de lixo é menor, o cronograma segue de uma ou duas vezes, conforme programação publicada no site da prefeitura, que pode ser consultada a qualquer hora.

“Basta o cidadão acessar o endereço www.goiania.go.gov.br e checar o dia e horário que a coleta passa no seu bairro. No decorrer da semana, ele separa o lixo orgânico do reciclável composto por papel, papelão, vidro e plásticos. Depois, basta dispor os itens recicláveis na lixeira externa, na calçada, no dia e turno corretos”, orienta o presidente da Comurg, Alisson Borges.

Outra iniciativa que favorece a reciclagem, em Goiânia, são os ecopontos, espaços criados para receber itens como bens domésticos estragados, pneus velhos, sobras da construção civil, restos de podas de árvores e óleo de cozinha usado. Atualmente, a população conta com cinco ecopontos, em diferentes regiões da cidade, com funcionamento diário das 07h às 22h.

O Cata-treco é outro serviço gratuito disponível para o cidadão goianiense. Mediante agendamento, a Companhia busca móveis e bens inservíveis como sofás, armários, móveis e eletrodomésticos, na casa do morador. “É, de longe, o serviço mais prestigiado da Comurg. É rápido e sem custos para o solicitante”, pontua Alisson Borges.

Já aparelhos elétricos e eletrônicos, como televisores, geladeiras e computadores, além de pilhas e baterias usadas, podem ser levados à Central de Logística Reversa, no Setor Bela Vista. A entrega dos itens não exige agendamento prévio, apenas registro do nome e endereço do morador, e não há restrição quanto ao volume de material a ser deixado no espaço.

Benefícios ambientais e sociais

Todos os materiais recicláveis recolhidos pela Comurg são destinados a 13 cooperativas parceiras que fomentam a reciclagem em Goiânia. Desta forma, o volume de lixo enviado ao Aterro Sanitário é menor e, consequentemente, o impacto ambiental, também. Além disso, a reciclagem gera emprego e renda para centenas de famílias que vivem da coleta.

“Tirando restos de comida e outros itens orgânicos, pouca coisa é lixo de fato. Quase tudo pode ser reciclado e ganhar uma nova utilidade. O isopor, por exemplo, ao invés de ir pro Aterro, é derretido e transformado em um produto muito útil na construção civil, que funciona como rodapé de piso”, argumenta o presidente da Comurg, Alisson Borges.

Para ele, Goiânia “vem prosperando na reciclagem graças à política bem-sucedida de separação de resíduos”. Em dois anos, a Coleta Seletiva alcançou 50.810,3 toneladas. No mesmo período, o Cata-treco coletou 105.237 bens domésticos inservíveis. Nos ecopontos, por sua vez, foram recebidas 13.686 unidades de itens inservíveis e 2.955 toneladas de recicláveis.

“Queremos e podemos avançar mais. Por isso, trabalhamos diariamente com campanhas de conscientização nas redes sociais e também com serviço de orientação nos bairros para explicar aos moradores qual a destinação correta de cada resíduo. Se cada um fizer sua parte, teremos uma cidade mais limpa, sem entulhos, e com um programa de reciclagem superpotente”, explica Alisson Borges.

Funcionamento dos serviços

Localizada na Rua S-03, no Setor Bela Vista, a Central de Logística Reversa funciona todos os dias da semana, das 07h às 22h.

Os ecopontos também funcionam diariamente, das 07h às 22h, com cinco unidades:

  • Guanabara: Rua GB-5 com Rua GB-6, Jardim Guanabara II
  • Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal com Avenida Madri APM, Setor Faiçalville
  • São José: Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José
  • Campos Dourados: Rua São João Del Rei APM 07, Residencial Campos Dourados
  • Parque Eldorado Oeste: Rua Elo 43, Parque Eldorado Oeste

Já o serviço Cata-treco pode ser solicitado pelo WhatsApp (62) 98596-8555 ou pelo telefone (62) 3524-8555.


Leia mais: Setor de serviços registra quarta alta consecutiva em Goiás

- Anúncio -
Array
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -