Durante a 40ª edição do Mutirão da Prefeitura de Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 2.509 visitas a imóveis residenciais e comerciais na Região Central da cidade, com o objetivo de combater focos do mosquito transmissor da dengue. A força-tarefa faz parte do esforço contínuo para conter o avanço da doença, que já registrou 11.656 casos em 2025, com 33 ocorrências graves e sete mortes.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, destacou a importância da mobilização. “A luta contra a dengue não pode parar. Vivemos um período de alerta, e o trabalho dos agentes com visitas e orientações é fundamental para proteger a população”, afirmou.
Focos eliminados e orientação à população
Durante as inspeções, 28 focos do mosquito Aedes aegypti foram identificados e eliminados. Os agentes reforçaram alertas sobre pontos de acúmulo de água que podem se tornar criadouros, como vasos de plantas, calhas, vasilhas de animais, caixas d’água e baldes no quintal. “Cada pequeno gesto tem um grande valor para a saúde coletiva”, reforçou Pellizzer.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Governo de Goiás abre 4 mil vagas para Aluguel Social em Goiânia; inscrições vão até 31 de maio
Serviços de saúde e telemedicina
Além das ações contra a dengue, o mutirão ofereceu diversos serviços gratuitos à população:
- 50 consultas médicas;
- 57 testes rápidos para Covid-19 e ISTs;
- 133 vacinas aplicadas;
- Distribuição de kits de higiene bucal;
- Aferição de pressão arterial e glicemia capilar.
A novidade nesta edição foi a oferta de teleconsultas, com acesso a especialistas em áreas como pediatria, cardiologia e endocrinologia. Os atendimentos puderam ser feitos no local do evento, em salas equipadas com TV, ou agendados por QR Code para atendimento posterior.
“Os mutirões aproximam os serviços da população e a telemedicina amplia esse alcance. É mais saúde chegando com agilidade a quem mais precisa”, finalizou Pellizzer.