Maguito volta a respirar com dificuldade, é sedado e recebe ventilação mecânica invasiva

Em entrevista ao Jornal Bandeirantes nesta sexta, Daniel Vilela comemorou que o candidato continuava com ventilação não invasiva. “O receio de todo homem que é acometido e que chega no estágio de gravidade da doença é a intubação”.

0
Maguito Vilela com sangramento pulmonar
Maguito testou positivo para doença no último dia 20. (Foto: Reprodução)

Após apresentar na quinta-feira (29) uma melhora na inflamação pulmonar causada pela Covid-19, o candidato a prefeito de Goiânia pelo MDB, Maguito Vilela, voltou a apresentar dificuldades para respirar sem suporte de oxigênio. Diante disto, a equipe médica do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde o candidato está internado, decidiu introduzir ventilação mecânica invasiva no emedebista.

O procedimento ocorreu no início desta tarde desta sexta-feira (30) e de acordo com a assessoria do candidato, a ação vai prosseguir com o tratamento de forma mais efetiva, diante do novo quadro. O procedimento foi feito também para preservar as funções pulmonares e evitar possíveis sequelas, segundo informado. Maguito encontra-se sedado e todas as demais funções vitais estão normais.

Até então, o candidato respirava apenas utilizando uma máscara, o que caracteriza “ventilação mecânica não invasiva”, quando o equipamento é conectado ao paciente por meio de máscaras, o mantendo consciente. Já a “ventilação mecânica invasiva”, é quando o equipamento é conectado ao paciente por meio de tubo endotraqueal ou traqueostomia. Neste último caso, o paciente é sedado.

Daniel Vilela falou sobre a melhora do pai nesta sexta

Daniel Vilela, presidente do MDB em Goiás e filho de Maguito Vilela, falou sobre a situação de saúde do pai que está internado em São Paulo. De acordo com ele, Maguito vinha se recuperando bem nos últimos dias e se encontrava em fase de redução na inflamação dos pulmões.

“Já são três dias que os exames de sangue mostram isso (redução inflamatória). Da pra ter uma garantia que de fato ele já atravessou a fase mais crítica da doença e da inflamação no pulmão e se encontra em processo de recuperação”, afirmou Daniel que acrescentou: “Uma das diferenças significativas desse tratamento em São Paulo é a fisioterapia pulmonar que ajuda na medida certa desinflamar o pulmão”, completou.

Além disso, Daniel comemorou que o candidato continuava com ventilação não invasiva, utilizando apenas uma máscara de alto fluxo de oxigênio. “Tem sido bem sucedida essa estratégia, porque é um grande receio de todo homem que é acometido (pela covid-19) e que chega no estágio de gravidade da doença é a intubação”, comenta Daniel. Ele tinha expectativa de que nos próximos dias o candidato se recuperasse ainda mais.

Nota Ronaldo Caiado

O governador Ronaldo Caiado lamentou a piora do candidato. Po meio de nota, Caiado que sua “orações seguem dedicadas à rápida recuperação do ex-governador Maguito Vilela”. Ainda de acordo com a nota, o governador foi comunicado pelo filho Daniel Vilela que ele será submetido a intubação, procedimento adequado para melhorar cada vez mais seu sistema respiratório.

“Tenho fé que, muito em breve, Maguito estará com sua saúde plenamente restabelecida e de volta ao convívio de seus entes queridos. Sigo à disposição dos familiares e orando para que minha Nossa Senhora das Graças o cubra com o manto sagrado”, diz o texto.


Leia mais: Maguito já atravessou a fase mais crítica da doença, diz Daniel Vilela