Maguito está consciente e chorou ao saber que foi eleito prefeito de Goiânia

Em entrevista ao Jornal Bandeirantes logo após a fala de Daniel Vilela, o médico pneumologista que, acompanha Maguito no Hospital Albert Einstein em São Paulo, Marcelo Rabahi, confirmou as informações e revelou detalhes do tratamento de Maguito.

0
Daniel Vilela revela que Maguito Vilela acordou da sedação
O médico pneumologista que, acompanha Maguito no Hospital Albert Einstein em São Paulo, Marcelo Rabahi, confirmou as informações e revelou detalhes do tratamento de Maguito. (Foto: Mateus Oliveira / Rádio Bandeirantes Goiânia)

Durante reunião com o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), no Paço Municipal, na manhã desta segunda-feira (30), Daniel Vilela, filho de Maguito Vilela e presidente do MDB em Goiás, disse que o pai acordou da sedação e recebeu na noite de ontem (29), a notícia de que foi eleito prefeito de Goiânia no 2º turno. De acordo com Daniel, uma enfermeira que cuida de Maguito informou que “escorreram lágrimas” do prefeito eleito ao saber da notícia.

No entanto, ainda segundo informou Daniel, por conta do medicamento que Maguito está usando, é possível que após algumas horas, a memória curta seja perdida e ele não se recorde da informação. “Ao longo da noite foi tirando mais a sedação, ele teve uma noite bem tranquila, os níveis dos marcadores da capacidade pulmonar dele estão bem positivos”, disse Daniel. Segundo ela, estas informações foram repassadas na manhã desta segunda-feira.

“Ele iniciou um processo de 12 horas em que eles buscam aferir a instabilidade dele. Se ele mantiver assim, tira-se completamente a sedação, ele está com o mínimo de sedação”, disse Daniel Vilela à Rádio Bandeirantes Goiânia. Maguito foi eleito com 52,60% dos votos em Goiânia neste segundo turno.

Médico de Maguito diz que Maguito apresenta sinais claros de recuperação

Em entrevista ao Jornal Bandeirantes logo após a fala de Daniel Vilela, o médico pneumologista que, acompanha Maguito no Hospital Albert Einstein em São Paulo, Marcelo Rabahi, confirmou as informações e revelou detalhes do tratamento de Maguito. Segundo Rabahi, são feitos “despertares” em todos os pacientes que estão em ventilação mecânica, uma interrupção da administração de sedativos para medir os níveis de consciência do paciente.

“A gente estimula muito para que ele fique perto de seus familiares, tenha noção do tempo e espaço, isso faz diferença no tratamento. Tem-se buscado muito o atendimento humanizado, com música, coisas que relembrem o convívio do paciente mais familiar ou até ligar a televisão em algo que ele gosta de assistir”, explica o médico.

Sobre a inflamação pulmonar de Maguito, Rabahi diz que nos últimos dias houve uma redução e a expectativa é de que aos poucos ele volte a usar os próprios pulmões sem precisar da máquina de ventilação. Há também a possiblidade de Maguito retomar a consciência em breve. “O que nós procuramos fazer com todos os pacientes que ficam graves na UTI, é uma programação de um dia para o outro, não para fazer uma previsão a longo prazo. A expectativa é realmente muito boa”, pontuou.


Leia mais: Maguito Vilela é eleito prefeito de Goiânia no segundo turno