A Prefeitura de Goiânia começa nesta sexta-feira (17) a distribuição da merenda escolar para mais de 107 mil alunos da capital. A entrega das cestas alimentares no momento de paralisação das atividades escolares desde o dia 16 de março como forma de prevenção contra a pandemia novo coronavírus.
Na última segunda-feira (13), o Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) emitiu resolução regulamentando a aquisição e distribuição de merenda durante o período de emergência.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, a entrega obedece etapas distintas e cronograma organizado para evitar aglomerações nas 377 instituições vinculadas à Rede Municipal de Ensino. Os itens seguem orientação de nutricionistas da SME e são entregues às famílias em forma de kits.
No total, de acordo com a pasta, 107.711 kits serão distribuídos, sendo um por criança, em horários agendados e previamente comunicados às famílias. Inicialmente, são priorizadas aquelas que apresentem vulnerabilidade social, contemplando-as com os kits montados com gêneros existentes no estoque das instituições.
Segundo a Secretária, o levantamento das famílias fica a cargo de cada instituição e o número de atendimentos depende da quantidade estocada de alimentos.
Os demais kits serão montados com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), depositados diretamente para a instituição.
A prefeitura também informou que os funcionários envolvidos nas entregas receberão equipamentos de proteção individual fornecidos pela instituição e as entregas devem seguir cronograma estabelecido no intuito de evitar aglomeração. Ainda segundo a gestão municipal, as famílias serão contactadas pelas respectivas instituições, recebendo a informação detalhada sobre o atendimento e a recomendação é que apenas um membro da família responsável pelo aluno deve comparecer no dia e horário determinados levando documentos pessoais.
Leia mais:
Solicitação do seguro desemprego é realizada apenas por meio digital