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quinta-feira, 28, março 2024
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Solicitação do seguro desemprego é realizada apenas por meio digital

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Com a pandemia do novo coronavírus vários serviços do Ministério do Trabalho estão sendo realizados de forma digital e não presencial, entre eles os requerimentos do Seguro Desemprego. Em entrevista ao Jornal Bandeirantes na manhã desta quinta-feira (16), a superintendente regional do trabalho em Goiás, Sebastiana Oliveira Batista, explicou como a solicitação deve ser feita pelos canais digitais e também sobre reclamações relacionados ao congestionamento nas linhas de atendimento ao benefício no Estado.

De acordo com ela, toda a solicitação e concessão do benefício pode ser feita pelo sistema da carteira digital. Para ter acesso a essa plataforma é preciso acessar o site https://servicos.mte.gov.br/ ou baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual. Segundo a superintendente, todas as informações relativa a contratos de trabalho estão disponíveis por meio dessa ferramenta.

Para ajudar os trabalhadores que ainda não tem acesso a plataforma ou que tem dúvidas sobre como funciona o processo, a Superintendência Regional do Trabalho em Goiás também disponibilizou outros canais para que o cidadão possa receber um tutorial sobre como pedir a concessão do seguro desemprego de forma digital.

Para informações por meio de ligações os números disponíveis são: 3227-7095/ 7096/ 7097 / 7098. Também está disponível um número em que as informações e tutorial podem ser repassadas por Whatsapp pelo 3227-7013, e também pelo e-mail [email protected].

“Nesse momento não tem como atender presencialmente, mas ele pode pedir ajuda”, explicou Sebastiana. Segundo ela, alguns problemas e reclamações pela demora no atendimento por telefone está relacionado a falta de preparo do trabalhador, em algumas ocasiões, para receber as informações e instruções.

“O problema é que as pessoas ligam e as vezes não estão preparadas para o atendimento, ainda vão pegar uma caneta e um papel por exemplo, o que acaba que congestiona o sistema”, afirmou. Por isso, ela reiterou o pedido para que os solicitantes estejam preparados na hora da ligação.

Sebastiana também informou que todo o sistema e servidores já estão instruídos para receber a alta do número de desempregados que pode chegar com a atual situação da pandemia que afeta a atividade econômica.

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