O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), mobilizou 213 municípios para o Dia D da vacinação contra a Influenza, realizado no último sábado (10). A ação já contabiliza mais de 40 mil doses aplicadas, conforme balanço parcial da pasta. O número ainda pode aumentar, à medida que os municípios atualizem os dados no sistema.
Cerca de 20 cidades devem realizar o Dia D nas próximas semanas, com estratégias próprias para facilitar o acesso da população à vacina. Em Goiânia, a mobilização integrou o 40º Mutirão da Prefeitura e contou com a presença do secretário estadual da Saúde, Rasivel Santos, do secretário adjunto do Ministério da Saúde, Nilton Pereira Júnior, e do prefeito Sandro Mabel.
Campanha já aplicou mais de meio milhão de doses em Goiás
Desde o início da campanha, em 1º de abril, Goiás já aplicou 534.402 doses da vacina contra a gripe. Ao todo, o Estado distribuiu 1.499.400 doses para os municípios e, até o momento, registra cobertura vacinal de 19,57% entre os grupos prioritários — abaixo da média nacional, que é de 22,28%.
Durante o lançamento do Dia D em Goiânia, alguns moradores receberam a vacina simbolicamente no palco do evento. Foi o caso da aposentada Antônia Borges e da pequena Marisol Eugênio Vieira da Mota, de 9 meses, levada pela mãe Lindinez da Silva. “Ela chorou, mas é muito importante proteger nossos filhos”, disse Lindinez.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Prefeitura de Goiânia e Governo de Goiás firmam parceria para combater sonegação fiscal
Proteção contra doenças respiratórias graves
O secretário Rasivel Santos reforçou a importância da imunização como forma de evitar casos graves e internações por doenças respiratórias. “As vacinas são seguras e salvam vidas. Quem está vacinado agrava menos e evita a ocupação de leitos que podem ser usados para outras doenças. O governador Ronaldo Caiado está comprometido com o aumento da cobertura vacinal em Goiás”, afirmou.
Nesta fase, a vacinação contra a Influenza atende grupos prioritários, como crianças menores de seis anos, idosos, gestantes, puérperas, indígenas e profissionais da saúde, educação e dos Correios. Também estão incluídas pessoas com doenças crônicas, deficiência permanente, forças de segurança, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, trabalhadores portuários e a população carcerária, entre outros
A gripe é uma das causas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), condição que compromete a função respiratória e pode ser provocada por diferentes vírus, como Influenza, Covid-19, rinovírus e VSR. Manter a vacinação em dia é uma das formas mais eficazes de evitar complicações e hospitalizações.