A atualização do mapa de monitoramento de risco mostra 17 das 18 regiões de Goiás em estado de calamidade para a Covid-19. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), na tarde desta sexta-feira (5).
A única mudança em relação à última semana foi a região Norte, que apresentou piora e voltou ao estado de calamidade, mesmo patamar de outras 16 regiões. Assim como na semana passada, a Região Nordeste II continua em estado crítico.
⠀
O mapa é dividido em três níveis, aos quais são atribuídas situações: do amarelo ao vermelho, passando pelo laranja, conforme a análise de seis indicadores, sendo metade relacionada ao contágio pelo coronavírus e metade à sobrecarga no sistema de saúde público e privado.
Apenas uma região permanece em situação crítica há duas semanas: a região Nordeste II, que abrange as seguintes cidades como Alvorada do Norte, Buritinópolis, Guarani de Goiás, Nova Roma e Posse. No primeiro mapa divulgado essa região estava em calamidade.
Goiânia, localizada na região Central, permanece em situação de calamidade. Neste estado, as autoridades em saúde recomendam que haja a interrupção de todas as atividades, exceto supermercados e congêneres, farmácias, postos de combustível e serviços de urgência e emergência em saúde.
A nota técnica define ainda que, caso seja observado piora nos indicadores, cada região manterá as medidas restritivas respectivas a cada situação por pelo menos 14 dias. As ações de controle de contágio serão avaliadas pela Secretaria de Saúde semanalmente.
Leia mais: Pior momento da 2ª onda pode não ter passado, diz superintendente em Saúde de Goiás
⠀