Goiânia já aplicou mais de 141 mil doses de vacina contra covid-19

0

Goiânia chega ao segundo mês da campanha de vacinação contra a covid-19 com 141.938 doses aplicadas. Os dados são do balanço divulgado nesta quarta-feira (17/3). Com isso, a capital segue entre as que mais aplicam vacinas no país, contemplando profissionais de saúde e idosos de três grupos específicos. Lembrando que os números incluem tanto a primeira aplicação quanto o reforço do imunizante. 

O Plano Estratégico de Vacinação para Goiânia foi apresentado em janeiro, norteando as ações para executar a Campanha Nacional de Vacinação. A estratégia segue orientações do Ministério da Saúde, definindo o público alvo segundo critérios de exposição à infecção, riscos para agravamento e óbito pela doença. Assim, iniciou a aplicação das vacinas pelos trabalhadores da saúde e idosos residentes em instituições de longa permanência. 

A aplicação teve início com 30.160 doses da Coronavac. Ainda em janeiro, uma remessa com 22 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca chegou e foi destinada aos trabalhadores que atuam na linha de frente. Até agora, 52.796 pessoas destes dois grupos receberam a primeira dose, enquanto 29.359 já tiveram o reforço da segunda, cuja campanha foi iniciada em 15 de fevereiro.     

Já em fevereiro, mais precisamente no dia 8, a capital recebeu nova remessa com 46.160 doses da Coronavac. Delas, 30.160 foram direcionadas à aplicação da segunda dose nos grupos contemplados em janeiro. Outras 16 mil se destinaram à imunização dos idosos acamados de 60 anos ou mais, além de pessoas com idade a partir de 85 anos. À medida que novos carregamentos chegaram, foi possível ampliar os grupos atendidos. 

Segundo balanço mais recente, 100.949 pessoas receberam a primeira dose, entre trabalhadores da saúde, idosos institucionalizados, idosos acamados a partir de 60 anos e pessoas com 75 anos ou mais. O reforço da segunda dose foi aplicado em 40.989 pessoas, entre profissionais de saúde e idosos de três grupos (institucionalizados, acamados e a partir de 85 anos).