Em entrevista exclusiva à Rádio Bandeirantes Goiânia na manhã desta terça-feira,6, o deputado estadual Delegado Humberto Teófilo, do PSL, disse que o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira, do PSB, deve decidir de que lado está.
“O presidente da casa tem que definir se ele é base ou oposição. Ele tem que definir se ele é marconista ou caiadista. Agora, o que ele não pode é ficar em cima do muro”, disparou durante entrevista ao Jornal Bandeirantes com Altair Tavares e Rosane Kotoski.
Humberto Teófilo cobrou posicionamento do presidente do Legislativo após ser questionado, entre outros assuntos, se apenas os deputados da base governista de Ronaldo Caiado (Dem) serão beneficiados com a liberação de emedas parlamentares.
O jornalista Altair Tavares apontou durante o questionamento que teria sido atribuída ao presidente Lissauer Vieira declarações de que não aceitaria liberação de emedas apenas para deputados governistas.
“Se o presidente falou isso ai, ele foi muito ruim nas suas palavras. Os deputados da oposição …o que acontece … eles querem tumultuar quanto pior melhor. Os deputados da base… acredito que sim que têm que receber as emendas”, disse Humberto Teófilo.
Ainda de acordo com Teófilo, o governador Caiado sinalizou que irá liberar emedas para os deputados da base. “O valor não ficou acordado, mas o governador vai sim atender aos deputados da base, liberando emendas que já estão – salvo engano – disponíveis”, apontou sobre emendas.
Humberto Teófilo pontou ainda que os deputados novatos também irão receber as emedas.
Aproximação
Na última segunda-feira,5, Ronaldo Caiado se reuniu com 18 deputados que teoricamente estão na base governista na Assembleia Legislativa. O governador se comprometeu a atender os parlamentares todas as segundas-feiras pela manhã para ouvir reivindicações e discutir projetos.
“Eu acredito que nesta reunião cada um pode expressar alguns pontos de insatisfações. A base, neste primeiro semestre conseguiu votar e aprovar todos os projetos do governo”, comentou Teófilo.
Ainda de acordo com Teófilo, a reunião serviu para “aparar” algumas arestas entre Poder Legislativo e Poder Executivo. Com a prometida aproximação entre o governador e a base na Alego, o deputado aponta que os parlamentares devem decidir se estão contra ou a favor de Ronaldo Caiado.
“Não tenho dúvidas de que foi uma ideia excepcional. O governador Ronaldo Caiado está de parabéns”, completou sobre a reunião e os próximos encontros que serão realizados com objetivo de aproximar os poderes.
“Falei bem claro na reunião: quem for base é base, que é oposição é oposição” destacou o Teófilo.
Vice-líder de Ronaldo Caiado
Humberto Teófilo confirmou à Bandeirantes Goiânia que o governador Ronaldo Caiado decidirá nos próximos dias quem será o vice-líder do governo na Assembleia Legislativa. O líder do governo Bruno Peixoto (MDB) ganhará um auxiliar para defender os interesses do governo na Casa.
Fidelidade
Humberto Teófilo ainda deixou claro que “acredita” no governo caiado e que irá “defender” a gestão de Ronaldo Caiado e suas “bandeiras” que são “transparência e moralidade”.