Em Flores de Goiás, Caiado e Bolsonaro trocam elogios: “estou 24 horas por dia em Goiás”

Jair Bolsonaro e o governador Ronaldo Caiado entregaram 3.305 títulos de propriedade rural a agricultores de assentamentos.

0
Caiado e Bolsonaro
Dos 3.305 títulos entregues, 1.480 são permanentes, ou seja, escrituras. (Foto: Junior Guimarães)

Na décima visita que fez a Goiás, o presidente Jair Bolsonaro e o governador Ronaldo Caiado entregaram 3.305 títulos de propriedade rural a agricultores de assentamentos. Trata-se da maior transferência de documentação de posse de terra já promovida no Estado. Medida beneficia 57 assentamentos rurais localizados em 31 municípios goianos e do Entorno do DF. “No pensamento e no coração, estou 24 horas por dia em Goiás”, disse o líder do Executivo Federal durante evento, realizado nesta quarta-feira (18), em Flores de Goiás.

“Em 23 anos anteriores, 1.660 títulos foram entregues. Nesse período curto que está no governo, vossa excelência já entregou mais de 3 mil títulos em Goiás”, pontuou Caiado. “Quando a corrupção não prevalece, o dinheiro público se multiplica”, destacou. O presidente, por sua vez, fez elogios à gestão estadual. “Ele consegue muita coisa para o bem do seu povo. Esse é o trabalho de um governador”, afirmou.

A parceria entre governos federal e estadual foi tema nos dois discursos. Mas novas demandas foram apresentadas e já seguem curso para se tornar realidade, como o pedido de Caiado para a construção de 15 pontes na região com o intuito de facilitar o acesso às rodovias estaduais e à cidade de Formosa.

Regularização

Dos 3.305 títulos entregues, 1.480 são permanentes, ou seja, escrituras. Os outros 1.825 contemplam os beneficiários com concessões temporárias, mas que, segundo a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, se tornarão definitivos em breve. “Podem escrever essa promessa”, assegurou. “Vamos dar também assistência técnica para que vocês possam produzir, ter renda, eliminar o intermediário, chegar lá na ponta e receber o fruto do suor do trabalho de vocês”, acrescentou a titular do Mapa.

A solenidade foi realizada no Projeto de Assentamento Bom Sucesso.  “Vocês lutaram por isso, passaram por momentos difíceis no passado, foram usados politicamente por muita gente e viram depois que tinham como atingir os seus objetivos”, ressaltou Bolsonaro enquanto falava aos contemplados pelo PNRA.

Mais benefícios

Ainda no evento, Bolsonaro e Caiado assinaram ordem de serviço, no valor de R$ 2,85 milhões, para iniciar o cronograma de melhoria de trafegabilidade dos projetos de assentamento localizados nos municípios de Flores de Goiás e São João D’Aliança. A ação é fruto de parceria entre a União, por meio do Incra, e o Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

O evento ainda teve a presença do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno; do secretário-especial de Assuntos Fundiários do Mapa, Nabhan Garcia; dos presidentes Geraldo Melo Filho (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e Pedro Guimarães (Caixa Econômica Federal); do secretário de Estado Antônio Carlos de Souza Lima Neto (Seapa); do presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende; dos deputados federais por Goiás, Major Vitor Hugo, José Mário Schreiner, Magda Mofatto e João Campos; entre outras autoridades.


Leia mais: Gomide quer buscar apoio no 2º turno e acredita que o debate será mais fácil