Pesquisas apontam tendências eleitorais em Aparecida e Senador Canedo (fotos: reprodução)

Muita coisa ainda deve acontecer até as Eleições 2020 para escolha de vereadores e prefeitos em todo país. É verdade que ainda estamos longe do pleito, mas em algumas cidades a movimentação já aponta prováveis nomes que querem, podem, são cogitados e talvez até irão disputar o pleito, sobretudo, de olho na cadeira de prefeito (a).

Em Goiás, por exemplo, já foram divulgadas pesquisas em duas cidades da Região Metropolitana de Goiânia: Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. Os números revelam, neste momento, tendência de reeleição dos atuais prefeitos, mas em se tratando eleições ainda é cedo para se garantir que o cenário apontado nos levantamentos irão permanecer iguais até a eleição.

Senador Canedo

Divulgada pelo blog Goiás 24 Horas pesquisa realizada pelo Instituto Exata aponta o prefeito de Senador Canedo, Divino Lemos (PSD), na liderança do levantamento estimulado. O atual prefeito , que tem 13,9% das intenções de voto, e seguido por Isaura Cardoso, mulher do ex-prefeito da cidade e senador Vanderlan Cardoso (PSB), que tem 12%.

Capitão Tércio é o terceiro colocado ,segundo o Instituto Exata, com 8,9%. Zélio obteve 5,9%. Geraldo do Detran foi preterido por 5,5% dos entrevistados, o deputado estadual Júlio Pina por 2,98% , Sérgio Bravo por 1,85%.

Blog Goiás 24 Horas divulgou pesquisa de intenção de votos em Senador Canedo

Dos 1.408 entrevistados , 14,7% se disseram indecisos e 31,3% disseram que não votaria em nenhum dos nomes apresentados. Não foi divulgado os números da pesquisa espontânea e quando o levantamento foi realizado.

Aparecida de Goiânia

Encomendada e divulgada pelo Folha Z pesquisa de intenção de votos para prefeitura de Aparecida de Goiânia indica que Gustavo Mendanha (MDB) está bem a frente de possíveis adversários caso venha disputar a reeleição. Mendanha lidera a pesquisa espontânea com 20,5%. Em seguida aparecem Maguito Vilela (3,8%), Ademir Menezes 1%, Professor Alcides 0,8% entre outros que foram lembrados pelos eleitores.

Na pesquisa estimulada, quando é apresentada uma cartela com nome e foto dos possíveis candidatos, Gustavo Mendanha permanece na frete, mas a diferença é menor que dez pontos para o deputado federal Delegado Waldir.

Na estimulada, os números são: Gustavo Mendanha 36,3%, Delegado Waldir 25,8%, Professor Alcides 16,5%, Vereador Nascimento 3,5%, Max Menezes 3,3%, Glaustin da Fokus 3%. Os eleitores que votariam branco ou nulo somam 7,3% e os indecisos 4,5%.

Números da Pesquisa Folha Z/Verus (gráfico: reprodução)

Segundo o Folha Z, a pesquisa entrevistou 400 eleitores espalhados pela cidade conforme a proporcionalidade existente na população de Aparecida. A coleta dos dados foi realizada entre 31 de maio e 3 de junho.  A pesquisa foi realizada pelo Instituto Verus.   

Leia também:

“Governo do Estado deve muito ao município”, diz Gustavo Mendanha

Gustavo quer assumir gestão dos ginásios de esporte que são de responsabilidade do Estado

“Prejuízo é imprevisível”, diz prefeito de Senador Canedo sobre retirada do ‘eixão’