Concessões devem dobrar ferrovias no país em 15 anos, diz ministro

Data:

O governo passou a adotar um novo modelo de concessão mais rápido e burocrático. Trata-se da autorização, instrumento já previsto na legislação brasileira, porém pouco utilizado.

Esse modelo está sendo usado agora para dar um salto no modal ferroviário. Quem explica como isso vai funcionar é o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Segundo o ministro, a previsão inicial era de 8 pedidos para o novo tipo de concessão. Mas, para surpresa do ministério, já são 35 pedidos de autorização, o que deve representar cerca de 9 mil quilômetros de ferrovias e R$ 120 bilhões de investimentos.

“É um impulso ferroviário sem precedentes na nossa história”, disse Freitas. A expectativa é de que as ferrovias, que representam 20% dos modais brasileiros, dobrem sua presença em 15 anos, passando para 40% em 15 anos. “A gente deve reduzir o custo Brasil na ordem de 30%.”

O ministro falou também sobre leilões esperados como os dos aeroportos de Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP).

“Para você ter ideia, a ponte aérea Rio-São Paulo é a quarta rota mais movimentada do planeta. Teremos os maiores operadores aeroportuários do mundo. Operadores de várias nacionalidades diferentes. Alguns já posicionados no Brasil, outros ainda não. Mas com certeza a gente vai trazer muito investimento e muita qualidade para a gestão desses ativos”, disse.

(Por Agência Brasil)


Leia mais: Gustavo Mendanha é recebido por lideranças políticas da região Sudoeste de Goiás

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

40ª Copa Sesc começa em Goiânia com campeões olímpicos do vôlei e show do Mr Gyn

Abertura será realizada em 13 de setembro, no Ginásio Rio Vermelho, com participação de campeões olímpicos do vôlei e atividades gratuitas para famílias

Aparecida terá Dia D de vacinação contra a raiva para cães e gatos em 19 de setembro

Mobilização será realizada em 19 de setembro, das 8h às 17h, com cerca de 60 pontos de vacinação gratuita espalhados pela cidade

Goiânia chega ao Dia Mundial da Alfabetização em 2º no Índice Criança Alfabetizada 

Capital atingiu antecipadamente a meta do MEC para 2030 e ficou em segundo lugar entre as capitais brasileiras no Índice Criança Alfabetizada

Goiás reforça atendimento em saúde mental durante o Setembro Amarelo

Rede de Atenção Psicossocial está presente nas cinco macrorregiões do Estado e reúne CAPS, unidades de acolhimento, equipes especializadas e leitos hospitalares