A Prefeitura de Aparecida de Goiânia realizará, no sábado (19), o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina 2026. A mobilização terá cerca de 60 pontos distribuídos por diferentes regiões da cidade.
O atendimento será realizado das 8h às 17h. A vacina é gratuita e está disponível para cães e gatos a partir dos três meses de idade.
A vacinação é uma das principais formas de prevenir a raiva, doença grave transmitida por animais infectados aos seres humanos.
Vacinação será realizada em cerca de 60 pontos
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove a campanha como parte das ações permanentes de vigilância e controle de zoonoses.
Segundo a Prefeitura, o Dia D busca ampliar o acesso da população à imunização e aumentar a cobertura vacinal entre cães e gatos.
O coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Edson Fernandes da Silva, destaca a importância da participação dos tutores.
“Quando um tutor vacina seu animal, ele não está cuidando apenas daquele cão ou gato. Está também protegendo sua família, outras pessoas e toda a comunidade”, afirma.
Como levar cães e gatos para vacinação
Para participar do Dia D, os tutores devem seguir algumas orientações de segurança.
Leve os cães, preferencialmente, com coleira e guia. Transporte os gatos em caixas apropriadas.
A chefe da Unidade de Vigilância em Zoonoses, Lara Ferreira Coelho, afirma que a mobilização também busca facilitar o acesso de pessoas que não conseguem levar os animais para vacinar durante a semana.
“Manter a vacinação em dia é uma responsabilidade de cada tutor e contribui diretamente para a proteção de toda a comunidade”, explica.
Vacinação também ocorre durante todo o ano
Quem não puder participar do Dia D não precisa esperar por uma nova campanha. A vacinação antirrábica permanece disponível gratuitamente durante todo o ano no Centro de Zoonoses de Aparecida.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 7h às 16h.
O Centro de Zoonoses está localizado na Rua Reno, Quadra 54, APM, Pontal Sul 2.
Animais saudáveis podem receber a vacina de segunda a sábado no local.
Tutores podem solicitar vacinação domiciliar
Tutores que possuem cinco ou mais cães e gatos podem solicitar vacinação domiciliar.
O serviço pode ser solicitado pelos telefones 3545-5922 e 3545-5921.
A vacinação em casa também está disponível para animais com comorbidades. Nesses casos, a aplicação depende de avaliação e orientação da equipe de saúde.
Raiva tem alta letalidade
A raiva é uma doença infecciosa grave e apresenta alta letalidade após o aparecimento dos sintomas.
A vacinação periódica de cães e gatos é uma das principais estratégias para prevenir a circulação do vírus e reduzir o risco de transmissão.
Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de manter a vacinação dos animais em dia.



