O Sistema de Crédito Cooperativo vive um bom momento, a despeito da crise econômica devido à pandemia da covid-19, a Sicredi Cerrado GO, por exemplo, anunciou na última semana a abertura de cinco novas agências em Goiás e uma delas já ocorre nesta quarta-feira (10), na Av Rio Verde, no Setor do Afonsos, em Goiânia.
As cidades beneficiadas com novas agências são, de acordo com a instituição, Senador Canedo, Trindade e Morrinhos. Em entrevista à Bandeirantes, o presidente da Sicred Cerrado GO, Zeir Ascari, destacou a importâncias da cooperatitas.
“O Sicredi é um conglomerado com uma marca de 108 cooperativas em todo o território nacional, com 2.100 agências, 35 mil colaboradores, 120 anos de existência, administrando mais de 200 bilhões de ativos com diversas empresas”, disse.
Ainda segundo o presidente, os municípios que têm agências do Sicredi recebem diversas melhorias, econômicas, na infraestrutura e na criação de empregos.
“Com a ida do Sicredi, a gente tem o antes e o depois da chegada do Sicredi. A melhoria da qualidade de vida, do desenvolvimento humano, dos programas sociais, o voluntariado, a própria injeção de crédito na cidade, na educação fincanceira. Nós temos uma pesquisa da Fipe que ela diz que a cada 36 mil reais de créditos consedidos, gera um novo eprego”, frisou.
Um ponto que chamou atenção, também, foi um estudo realizado — em 2021 — pela consultoria alemã Roland Berger que apontou que os cinco grandes bancos do país poderiam reduzir em nada menos do que 30% o número de suas agências.
Não obstante, as cooperativas de crédito seguem na contramão, abrindo agências para se aproximar dos associados, criando, portanto, vínculos e promovendo um atendimento personalizado.
O presidente Zeir Ascari falou ainda sobre a pesquisa da Fipe contratada pelo Sicredi que mostra, por exemplo, que a presença do cooperativismo nas cidades incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando também o empreendedorismo local.
Leia mais: PP caminhará com outro candidato caso Caiado não apoie Alexandre Baldy para o Senado