Campanha de vacinação contra o sarampo tem início nesta segunda-feira

0
Campanha de vacinação contra o sarampo foca em crianças de até 4 anos e 11 meses de idade. Foto: Fernanda Sunega / Fotos Públicas

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que visa por fim à circulação do vírus no país, começa nesta segunda-feira, 7. A iniciativa está sendo realizada pelo Ministério da Saúde, que conta com a parceria de estados e municípios.

Em Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dará início à campanha na segunda-feira a partir das 8h. Segundo a pasta, nesta primeira fase a meta é vacinar crianças entre seis meses e quatro anos e 11 meses de idade que ainda não foram imunizadas. Posteriormente, adultos de 20 a 29 anos também receberão a dose.

Conforme aponta boletim epidemiológico referente ao mês de setembro, 5.346 casos de sarampo já foram confirmados no Brasil. Goiás teve 127 casos suspeitos e quatro confirmações da doença, sendo que dois deles foram registrados em Goiânia. De acordo com a SMS, só na capital, 19 casos ainda estão sendo investigados.

Estratégias da Campanha

Na primeira fase da campanha, que vai até o dia 25 de outubro, o foco é atender crianças não vacinadas de até quatro anos e 11 meses de idade. Esse grupo recebe maior atenção do Ministério da Saúde por apresentar alta incidência de sarampo nos surtos registrados em 2019.

Além disso, a faixa etária está mais propensa a desenvolver complicações da doença. Tais como: cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos. Nesta fase, o dia D de mobilização nacional está marcado para 19 de outubro.

Já a segunda etapa, que tem como público alvo adultos jovens de 20 a 29 anos,
será realizada entre 18 e 30 de novembro. Este grupo também obteve número de casos expressivos de sarampo, e portanto terá prioridade na campanha. Para os jovens, o dia D de mobilização nacional será no dia 30 de novembro.

A SMS informou que, na primeira etapa, a imunização ficará restrita às crianças menores de cinco anos. No entanto, a partir do dia 26 de outubro, a vacinação seletiva de rotina de outras idades será reiniciada.

Leia mais:

Falta de vacinas prejudica campanha contra o sarampo em Goiânia

Dois casos de Sarampo são confirmados em Goiânia