A Prefeitura de Aparecida de Goiânia recebeu nesta sexta-feira (10), 40 novos respiradores adquiridos pela gestão. Os aparelhos vieram de Jaraguá do Sul, Santa Catarina e foram escoltados pela Guarda Municipal. Com a aquisição, Aparecida irá totalizar 130 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) exclusivas para tratamento da Covid-19.
De acordo com a prefeitura, os novos ventiladores mecânicos serão montados já na próxima semana no Hospital Municipal de Aparecida (Hmap), assim como no Centro de Internação que está sendo estruturado pela Prefeitura e que deve ser entregue até o fim deste mês de julho.
“Assim como nós prometemos na semana passada, estamos cumprindo, são 40 novos leitos de UTI que a partir de segunda-feira (13), já estarão a disposição de toda comunidade aparecidense”, disse o prefeito Gustavo Mendanha.
“Estamos na expectativa de receber mais 10 respiradores do Hospital Sírio-Libanês também nos próximos dias. […] Assim, estamos elevando a capacidade da rede municipal e coletivizando mais o tratamento que oferecemos. Afinal, Aparecida cuida de seus moradores e também auxilia outras cidades”, completou o prefeito.
Utilização dos respiradores
De acordo com o secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, “esses ventiladores serão para aqueles pacientes que não conseguem mais respirar. A Covid-19 ataca o pulmão, deixando diversos paciente impossibilitados de fazer as trocas gasosas pulmonares necessárias”, explicou.
Os 40 novos respiradores adquiridos pela Prefeitura de Aparecida foram comprados por meio de pregão eletrônico ao custo de R$ 60 mil cada, totalizando R$ 2,4 milhões de investimento. O edital do processo licitatório foi publicado no dia 26 de junho e 14 dias após a abertura, os equipamentos foram entregues.
Aparecida está com 77% de ocupação dos leitos
De acordo com dados do Painel Aparecida Covid-19, a cidade está com taxa total de ocupação de leitos em 78%. Dos leitos públicos (geral + covid-19), a taxa de ocupação está em 77%. Os leitos privados são os que mais preocupam até o momento, com 93% de ocupação entre o geral e Covid-19 e 100% de ocupação nos leitos privados exclusivos para tratamento da doença.
Somando leitos de UTI (130) e leitos de enfermaria (110), Aparecida irá totalizar 240 leitos para tratamento da doença. “Com a aquisição desses ventiladores teremos 130 UTI´s. Além disso, outros 110 leitos de semi-UTI´s estão sendo estruturados. 20 deles continuarão no Hmap e o restante funcionará em um Centro de Internação que a Prefeitura está implantando e que deve ficar pronto até o fim do mês”, explicou o secretário Alessandro Magalhães.
Leia mais: Prefeitura de Goiânia testa 2.600 pessoas para Covid-19 neste sábado; resultado sairá online