Com o aumento do número de casos de dengue em todo o estado, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia realiza entre os dias 23 e 28 de maio o “Semanão contra o Aedes”. Os trabalhos serão concentrados no Setor Garavelo, que tem mais de 11.500 imóveis e é no terceiro do município com maior número de registros da doença. Ao todo, 30 agentes de saúde irão percorrer casas para vistorias e orientação.
Além disso, nos dias 24 e 25, a SMS irá promover um mutirão de coleta de pneus na região, uma vez que o aedes aegypti prolifera em água parada e as carcaças de pneus abandonadas representam o terceiro maior criadouro do mosquito que além da dengue, transmite doenças como zika e chikungunya. Segundo a pasta, todo o material recolhido será destinado à reciclagem.
Dengue na cidade
De acordo com o último boletim epidemiológico, somente em 2022, Aparecida de Goiânia já notificou 12 mil casos de dengue na cidade. Desses, 9.119 foram confirmados por meio de exames de laboratório. 881 apresentaram sinais de agravamento e 21 foram considerados graves. Aparecida registra cinco mortes em decorrência da dengue e investiga outros 14.
Os bairros com o maior número de casos registrados são o Buriti Sereno, Jardim Tiradentes, Garavelo, Vila Brasília e Jardim Alto Paraíso.
Leia mais: Senador Canedo recebe Dia D de Combate à Dengue