25.8 C
Goiânia
sábado, 13, abril 2024
- Anúncio -

Goiás notifica segundo caso suspeito de hepatite aguda em crianças

Pacientes têm entre dois e seis anos de idade e não estão internados.

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) informou neste sábado (21) que dois casos de hepatite grave de causa ainda não identificada estão sendo investigados no estado. O primeiro é de uma criança de dois anos de idade, atendida em Goiânia e moradora de Aparecida de Goiânia. O segundo caso é de uma criança de seis anos que reside na capital. Ambas as crianças foram atendidas no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás e já receberam alta.

Em nota, a SES-GO afirmou que devido aos casos da doença registrados no exterior, a vigilância em Goiás está atenta a quaisquer casos que possam identificar suspeitas desse tipo de hepatite. De acordo com a pasta, ao seguir critérios da Nota Técnica do Ministério da Saúde, para classificar um caso como suspeito ou provável, é preciso, antes, descartar outros tipos de doenças, o que ainda não se aplica aos casos em investigação no estado, que possui pendência de exames para os tipos já conhecidos de hepatite.

Apesar de não existir nenhum caso confirmado da doença em Goiás, um alerta foi emitido pela Secretaria de Saúde para sintomas e a necessidade de notificação de casos de hepatites aguda tais como dor abdominal intensa, diarréia, vômitos e icterícia.

Panorama nacional

Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, o Brasil recebeu 73 notificações de casos suspeitos da doença no país. Desses, 12 foram descartados e 61 permanecem em investigação.

Os registros são nos estados de São Paulo (23), Minas Gerais (8), Rio Grande do Sul (5), Pernambuco (5), Rio de Janeiro (4), Mato Grosso do Sul (3), Santa Catarina (3), Paraná (2), Espírito Santo (2), Goiás (2), Ceará (2), Rio Grande do Norte (1) e Maranhão (1).


Leia mais: Organização Mundial de Saúde confirma casos de hepatite de origem desconhecida

- Anúncio -
Array
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -