22.8 C
Goiânia
sexta-feira, 25, abril 2025
- Anúncio -

Agrodefesa inicia vacinação obrigatória contra raiva em 119 municípios de Goiás

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) inicia em 1º de maio o prazo para a declaração de rebanho e a última campanha de vacinação obrigatória contra a raiva em herbívoros no estado. O prazo para vacinação se estende até 15 de junho deste ano e abrange todos os animais das espécies bovina, bubalina, equídea (equina, muar e asinina), caprina e ovina, nos 119 municípios classificados como de alto risco para a doença.

Esta será a última campanha com caráter obrigatório. A partir de julho de 2025, conforme estabelecido pela Instrução Normativa nº 01/2025, a vacinação passará a ser estratégica, sendo exigida apenas em propriedades com foco confirmado da doença e recomendada em áreas periféricas, a até 12 quilômetros do foco.

José Ricardo Caixeta Ramos, presidente da Agrodefesa, destacou que a mudança está alinhada com a tendência nacional de regionalização das ações contra a raiva. “Embora a vacinação se torne estratégica, todos os produtores dos 119 municípios de alto risco devem seguir com a vacinação obrigatória nesta última fase”, explicou. Ele alertou que, se a medida não for cumprida, o produtor poderá enfrentar sanções e restrições na emissão de guias de trânsito animal.

Prevenção

A raiva é uma zoonose com alta letalidade. A vacinação é a principal forma de prevenção. Esse cuidado se torna ainda mais eficaz quando combinado com o controle de morcegos hematófagos, os principais transmissores do vírus

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.

Leia Mais: 9º MiauDote leva pets resgatados para adoção responsável no Shopping Cerrado, neste sábado

Na campanha de vacinação realizada em novembro e dezembro de 2024, Goiás vacinou cerca de 2,5 milhões de bovinos e bubalinos entre 0 e 12 meses. O Estado alcançou uma cobertura de 99,15%. As revendas cadastradas pela Agrodefesa vão comercializar as vacinas entre os dias 29 de abril e 15 de junho

Declaração obrigatória

Além da vacinação, os produtores também devem realizar a declaração obrigatória de rebanho, que vai de 1º de maio a 30 de junho. A declaração deve ser realizada no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), usando o login e senha do responsável pela propriedade. Ela deve incluir informações sobre a quantidade de animais, mortes, nascimentos e outras alterações.

Em caso de dúvidas sobre a vacinação ou a declaração de rebanho, os pecuaristas podem procurar as unidades locais da Agrodefesa ou entrar em contato pelo telefone 0800 646 1122.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -