Em mais uma rodada de entrevistas com os candidatos à prefeito de Goiânia, o candidato e deputado estadual, Major Araújo (PSL), foi o convidado da última sexta-feira (02) do Jornal Bandeirantes. Entre as principais propostas apresentadas pelo candidato, Araújo disse que quer construir um metrô em Goiânia. Major Araújo também criticou as empresas de ônibus e prometeu fazer mudanças no Plano Diretor da capital.
Segundo Major Araújo, as mudanças previstas para Goiânia já foram definidas quando se candidatou à vice-prefeito junto a Iris Rezende em 2016. Além disso, seu mandato como vereador gerou projetos que acompanham o parlamentar desde então. “Eu deixei um projeto que visava alterar o Plano Diretor de Goiânia para impedir a construção de novos empreendimentos no Centro”, explica. De acordo com Araújo, uma área seria delimitada para impedir novos prédios.
Outro projeto que Major Araújo citou mais de uma vez foi a construção de um metrô em Goiânia. O deputado explica que a ideia também segue viva. “Acho que o contribuinte em Goiânia, com relação ao transporte público é humilhado. Nós podemos ter um sistema de transporte moderno, temos exemplos diversos no Brasil onde o metrô foi implantado”, argumenta.
“Nós temos três formas de implantar o metrô: financiamento próprio, financiamento misto [governos estadual e federal] ou financiamento totalmente privado, que acho ser a alternativa mais viável para Goiânia”, completa. Major Araújo argumenta que o metrô seria mais rentável que as empresas de ônibus as quais ele faz duras críticas. Outro argumento é de que o metrô seria mais confortável que os ônibus do transporte coletivo.
Transporte alternativo
Famoso no início dos anos 2000, o transporte coletivo foi outro ponto levantado por Araújo, que prometeu facilitar a criação de linhas à serem exploradas. “Vou conceder a permissão para pessoas criarem linhas no transporte alternativo. O usuário não vai ser mais humilhado”, diz.
Major Araújo desistiu de ser vice-prefeito de Iris Rezende
Major Araújo (PSL) já foi eleito três vezes deputado estadual, foi vereador em Goiânia durante três meses pois era suplente e substituiu o vereador Russenberg Barbosa. Já em 2016, ele foi eleito junto ao prefeito Iris Rezende, para comandar o Paço Municipal, porém, desistiu de assumir o cargo e continuou deputado estadual pelo PSL.
Questionado sobre a ocasião, Major Araújo explicou que seria um privilégio ser vice de Iris, porém, seria um vice-prefeito figurativo. “Via uma certa intolerância da cúpula do MDB que passou a integrar a equipe do governo Iris. Duro é ser um vice goianiense e não poder opinar sobre nada”, ressalta.
Ainda de acordo com Araújo, ele não participou de reuniões realizadas com segmentos importantes, como do transporte e construção civil. “São dois segmentos que tem responsabilidade no mal serviço prestado. A prefeitura tem permitido maus planejamentos que causam crescimento desordenado”, critica o deputado.
Confira a entrevista completa com o deputado estadual Major Araújo (PSL), candidato à Prefeitura de Goiânia:
Leia mais:
Virmondes diz que se eleito, não fará da Prefeitura um “trampolim” para 2022
Adriana Accorsi afirma que, se eleita, irá concluir obras e priorizar a saúde pública
“O poder público tem que assumir o caixa de arrecadação do sistema de transportes”, diz Elias Vaz
Manu Jacob diz que pretende rever contrato de concessão com empresas do transporte público