A Prefeitura de Goiânia iniciou na última semana, a testagem ampliada de antígeno da população. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dos 14.701 testes realizados no total, 2.119 deram positivo para o novo coronavírus. O percentual de contaminação em assintomáticos é de 14.4%.
A primeira testagem ocorreu no Jardim Guanabara, de quarta-feira (05) à sexta-feira (07) na região norte da capital, onde foram feitos 4.532 testes via drive thru e pedestres. Destes, 642 deram resultado positivo, o que representou 14% da população testada na região.
Nesta semana, mais duas fases de testes foram iniciadas em Goiânia. Na região noroeste, de terça-feira (11) à quinta-feira (13), a prefeitura testou 8.709 pessoas, com 1.293 resultados positivos. O percentual de contaminação na região noroeste da capital foi de 14,8%. A testagem na região noroeste continua nesta sexta-feira (14) e sábado (15).
Também nesta semana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começaram as testagens na região leste, em modalidade drive thru. Foram realizadas 1.460 testes na quarta e quinta-feira, com resultado positivo para 184 pessoas. O percentual de resultados positivos na região leste até o momento é de 12,6%.
Esquema de testagem
O esquema de testagem é o mesmo para todas as regiões. Poderão realizar os testes moradores das regiões que tenham acima de 12 anos, que não apresentam sintomas e que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados doença. Para pessoas que apresentarem sintomas, a orientação é que procurem uma unidade de saúde.
A SMS adquiriu ao todo 185 mil testes rápidos de antígeno que conseguem identificar o vírus no momento da infecção. A realização deste tipo de teste é inédita em Goiás. A testagem tem como objetivo identificar casos, conter a disseminação do vírus e reduzir número de internações e óbitos na capital. A Prefeitura de Goiânia já realizou mais de 80 mil testes para detectar o novo coronavírus.
Leia mais: Com atraso, trecho da Marginal Botafogo é interditado nesta sexta (14)