O presidente Jair Bolsonaro viaja nesta segunda-feira, 23, para Nova York, nos Estados Unidos, onde vai abrir a 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Será a primeira participação do presidente no evento, que reúne chefes de Estado, de governo e chanceleres.
A ida do presidente chegou a ser dúvida já que ele realizou uma cirurgia para correção de uma hérnia no abdômen no último dia 08 de setembro. Porém, a equipe médica, liderada pelo cirurgião Antonio Macedo, autorizou o presidente a viajar após exames realizados na sexta-feira, 20.
Tradicionalmente, é o presidente do Brasil que faz o discurso de abertura na Assembleia da ONU. Em entrevistas, Bolsonaro afirmou que o ponto principal do seu pronunciamento será a defesa das ações do governo na Amazônia e a defesa da soberania brasileira.
A agenda em Nova York será rápida. O presidente retorna para o Brasil já na noite de terça-feira, mesmo dia do discurso presidencial na ONU e deve ter apenas um jantar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Bolsonaro irá viajar acompanhado dos ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), da primeira-dama Michelle e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Se juntarão à comitiva, já nos EUA, os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).
Leia Mais:
Pesquisa CNT/MDA: mais de 50% desaprovam BolsonaroL