25.8 C
Goiânia
domingo, 21, dezembro 2025

Goiás consolida liderança em exames genéticos para câncer de mama pelo SUS

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Primeiro estado brasileiro a ofertar exames genéticos para câncer de mama na rede pública, Goiás vem ampliando as ações de prevenção por meio do programa Goiás Todo Rosa. Até novembro de 2025, foram realizados 635 testes, com identificação de 81 resultados positivos para mutações ligadas ao câncer hereditário, o que permite intervenções preventivas e tratamentos mais personalizados.

De acordo com balanço apresentado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o programa se tornou referência nacional ao garantir acesso a exames genéticos para câncer de mama e de ovário hereditários no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa colocou o Estado na vanguarda da incorporação desse tipo de teste na rede pública, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), viabilizada após sanção de lei estadual em 2023.

Até novembro de 2025, o programa realizou 635 exames e identificou 81 casos com mutações associadas ao câncer hereditário. A detecção permite uma abordagem mais precisa na prevenção e no cuidado dos pacientes. Outros laudos ainda seguem em análise. Os investimentos no programa já ultrapassam R$ 3 milhões, com recursos do governo estadual e de parceiros privados.

Testes genéticos

A implementação dos testes genéticos impulsionou a criação de uma linha de cuidado inédita em Goiás, com fluxos definidos para aconselhamento genético, cirurgias profiláticas e acompanhamento especializado. O programa também fortaleceu a rede de atenção oncológica em todo o estado, por meio de ações de qualificação. As iniciativas incluíram capacitações nas cinco macrorregiões de saúde e melhorias nos serviços de biópsia e patologia.

No eixo de educação permanente, o programa capacitou 1.352 profissionais da Atenção Primária e da Atenção Especializada. Também produziu 29 videoaulas e modelos didáticos conhecidos como Mamamiga, que auxiliam o exame físico das mamas nos municípios. Em 2025, dois encontros técnicos reuniram cerca de 90% dos médicos responsáveis pela coleta de material para diagnóstico e 95% dos patologistas da rede pública. As ações contribuíram para padronizar procedimentos e ampliar a segurança dos laudos em todo o estado.

Leia Mais: Prefeitura de Goiânia amplia inclusão e atende 7,3 mil alunos com necessidades educacionais especiais 

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Repercussão internacional

O protagonismo de Goiás na oferta de exames genéticos pelo SUS também já repercute internacionalmente. O Goiás Todo Rosa foi apresentado por equipe da SES no San Antonio Breast Cancer Symposium (SABCS), nos Estados Unidos, considerado o maior evento mundial dedicado à pesquisa em câncer de mama.

Para a superintendente Amanda Melo Limongi, o programa inaugura uma nova fase do cuidado oncológico em Goiás. Segundo ela, a linha de cuidado integra atenção primária, diagnóstico precoce, tecnologia e reabilitação. A estrutura garante dignidade e equidade às pacientes. Também amplia as chances de salvar vidas. O modelo evidencia o potencial de políticas públicas bem executadas.

A consultora do programa, Rosemar Macedo, destaca que os resultados são fruto da união entre ciência e colaboração. Ela também ressalta a importância de compreender a jornada das pacientes. Segundo Rosemar, o protocolo estadual e a capacitação das equipes padronizam condutas. As medidas reduzem desigualdades e elevam a qualidade da assistência. Com isso, Goiás se consolida como referência para outros estados brasileiros.

Com os resultados obtidos e a publicação, em 2025, do Protocolo de Tratamento do Câncer de Mama de Goiás, o Estado consolida uma política pública estruturada para o cuidado oncológico e reafirma o compromisso com a saúde integral da mulher.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -