Durante uma avaliação de árvore realizada na última semana, a equipe da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) identificou uma colmeia de abelhas-borá em um abacateiro. A descoberta chamou atenção por se tratar de uma espécie silvestre e inofensiva, já que essas abelhas não possuem ferrão.
Por isso, a Amma, em parceria com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), realizou na quarta-feira (30/4) a remoção e transferência cuidadosa da colmeia. As abelhas-borá foram levadas para o meliponário que está sendo instalado no Parque Bernardo Élis, onde continuarão vivendo com segurança e desempenhando seu papel ecológico.
A presidente da Amma, Zilma Peixoto, destacou que a iniciativa reforça o compromisso com o meio ambiente. “Essa ação demonstra nosso compromisso com a proteção da fauna silvestre. As abelhas-borá desempenham um papel essencial na polinização e, embora não representem risco às pessoas, devemos protegê-las em seu habitat natural. O meliponário do parque será um espaço adequado, onde poderão viver e contribuir para o equilíbrio ecológico”, afirmou.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Humorista Carioca estreia novo show “Botando Pilha” em Goiânia e Anápolis
Além da preservação das abelhas nativas, a Amma também realiza o resgate de animais silvestres que estejam em risco ou no espaço urbano. Para solicitar o serviço, basta acessar o aplicativo Gyn 24h.