Lula e Janja confirmam presença no funeral do Papa Francisco, em Roma

Data:

A assessoria do presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, nesta segunda-feira (21), que o presidente viajará ao Vaticano para participar do funeral do Papa Francisco, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva. A data exata da viagem ainda depende da confirmação oficial do protocolo da Igreja, que está sendo definido pela Santa Sé.

O funeral do Papa Francisco, que faleceu aos 88 anos, ocorrerá no sábado, 25 de abril, às 10h00 (horário de Roma), o que corresponde às 5h00 (horário de Brasília), na Praça de São Pedro, no Vaticano. Após a missa, o papa será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.

Mudanças nos ritos funerais

Durante seu papado, o Papa Francisco mudou os ritos fúnebres tradicionais. Ele optou por uma cerimônia mais simples e permitiu o sepultamento fora do Vaticano. Antes, a prática previa a sepultura na Basílica de São Pedro.

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.

Leia Mais: Praças nos setores Central, Bueno e Oeste passam por revitalização e ganham novas áreas verdes

Líderes mundiais no funeral

Como é de praxe em cerimônias dessa magnitude, chefes de Estado de diversos países deverão estar presentes. O presidente Lula participou do funeral do Papa João Paulo II em 2005, durante seu primeiro mandato. Na ocasião, ele esteve acompanhado pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e José Sarney.

A comitiva brasileira para o funeral deverá incluir, além do presidente e da primeira-dama, os presidentes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), convidados pelo Palácio do Planalto. O Planalto deve divulgar a lista completa da delegação nesta quinta-feira (24), incluindo os nomes dos demais integrantes.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Servidores da educação de Aparecida de Goiânia realizam paralisação com indicativo de greve

Os servidores da rede municipal de educação de Aparecida...

Polícia investiga desaparecimento de idosa que dura mais de 20 dias em Morrinhos

A Polícia Civil de Goiás investiga o desaparecimento de...

Nubank Parque: Votação popular define novo nome do estádio do Palmeiras

Nesta segunda-feira (4), o Nubank anunciou oficialmente que a...