Fontes do MDB afirmam à reportagem da Bandeirantes que o governador Ronaldo Caiado deve escolher o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSD), para disputar a única vaga do Senado Federal deste ano de 2022.
A princípio, o deputado não disputaria nenhum cargo nessa eleição de outubro deste ano — devido a problemas pessoais –, contudo foi sendo motivado por lideranças de diversos partidos a ir às urnas. Inclusive um movimento de deputados estaduais chegaram a entregar a Caiado uma carta reivindicando apoio do chefe do Executivo a Lissauer. O governador ainda não divulgou o nome escolhido, diz com frequência que revelerá “na hora certa”.
Ainda de acordo com as fontes ouvidas pela Bandeirantes, o nome do parlamentar é visto com chances de ser eleito no Senado. Há, também, uma expectativa de que o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) desista de sair ao Senado e tente o governo de Goiás, isso deixaria a vaga aberta com os principais pré-candidatos com possibilidades de êxito na corrida eleitoral.
Em duas importantes pesquisas eleitorais (uma em janeiro de 2022 e outra em maio) mostram uma vantagem expressiva de Marconi para o pleito do Senado. Na Serpes/Acieg, Marconi aparece com 16,6, ante 11,1% do ex-ministro Henrique Meirelles, este desistiu da candidatura.
Já de acordo com a pesquisa Real Time Big Data/Record Goiás, esta sem o nome de Henrique Meirelles, Marconi desponta com uma grande folga (ante os demais nomes) com 27%.
Em suas entrevistas, Perillo não confirmou se disputará o governo de Goiás, em outubro; mas admite que a maioria de seus apoiadores prefere que ele tente voltar ao Palácio das Esmeraldas.