Vila Cultural Cora Coralina recebe minicurso de escrita, filosofia e literatura

0
A Vila Cultural Cora Coralina recebe, neste sábado, dia 10, o primeiro encontro do minicurso Escrita de Mulheres: Na Fronteira “Entre” a Filosofia e a Literatura.

A Vila Cultural Cora Coralina recebe, neste sábado (10/08), o primeiro encontro do minicurso Escrita de Mulheres: Na Fronteira “Entre” a Filosofia e a Literatura. Até dezembro, serão cinco reuniões para leitura, discussão, escrita e escuta de gêneros literários diversos de autoria feminina, promovidos pela Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG). A entrada é franca e aberta a todos os públicos, sendo necessária apenas uma inscrição prévia, sujeita à lotação do local.

O minicurso será ministrado pela doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atual pós-doutoranda em Filosofia pela UFG, Marloren Lopes Miranda, sob coordenação das professoras da UFG Adriana Delbó e Carmelita Brito. O evento se insere nas atividades do projeto interdisciplinar da UFG, na área de humanidades, denominado “Escutas Feministas”, que visa, essencialmente, ampliar o espaço de escutas das vozes femininas, a fim de expandir as problemáticas relativas ao gênero dentro e fora do ambiente acadêmico.

De acordo com a organização do evento, o propósito é, a partir da leitura e da discussão dos textos propostos, identificar neles possibilidades de escrita e de fala de mulheres enquanto sujeitos e autoras de suas próprias histórias. No âmbito filosófico, por meio do debate, a intenção é questionar as fronteiras do texto filosófico, majoritariamente restrito à produção acadêmica e pensar sobre a possibilidade de produção a partir de perspectivas diferentes, como as de gênero, classe e raça, e de áreas diferentes do saber, como a literatura.

Os textos selecionados para as discussões até o encontro de dezembro são Frankenstein, de Mary Shelley; A obscena senhora D, de Hilda Hilst; A guerra não tem rosto de mulher, de Svetlana Aleksiévitch; Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo; e Querem nos calar, de Mel Duarte (ORG.).

As inscrições são feitas pelo e-mail escritademulheres@gmail.com, também edisponibilizado pela organização para o esclarecimento de dúvidas.

Os próximos encontros serão realizados nos dias 21 de setembro, 26 de outubro, 23 de novembro e 14 de dezembro, sempre na Sala Multimídia da Vila Cultural Cora Coralina. 

Serviço

Oficina Escritas de Mulheres: Na Fronteira entre Filosofia e Literatura

Datas: 10/08; 21/09; 19/10; 23/11; 14/12, a partir das 15h.

Local: Sala Multimídia da Vila Cultural Cora Coralina (Rua 3, s/n – Setor Central)

Entrada franca.

Inscrições e outras informações: escritademulheres@gmail.com