O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) reverteu parcialmente, na tarde desta terça-feira (8), a decisão que havia tornado o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) inelegível por oito anos. Com a nova sentença, ele segue apto a disputar eleições, inclusive a Presidência da República, em 2026.
O julgamento foi realizado em segunda instância e contou com o voto do relator José Mendonça, acompanhado pelos demais desembargadores. A magistrada concluiu que o governador usou a estrutura do Palácio das Esmeraldas para beneficiar diretamente o então candidato Sandro Mabel. Com isso, prejudicou Fred Rodrigues (PL), que não teve acesso aos mesmos recursos.
A decisão original, da juíza Maria Umbelina Zorzetti, da 1ª Zona Eleitoral, apontava abuso de poder político por parte de Caiado durante a campanha municipal de 2024. A magistrada concluiu que o governador utilizou a estrutura do Palácio das Esmeraldas para favorecer diretamente o então candidato Sandro Mabel, o que prejudicou Fred Rodrigues (PL), que não teve acesso aos mesmos recursos.
Com a reversão da decisão, a atual gestão da Prefeitura de Goiânia segue no comando, sem alterações. Tanto Caiado quanto Mabel negaram qualquer irregularidade e sustentaram que os eventos realizados no Palácio tinham caráter institucional, e não eleitoral. Ambos também consideraram a decisão anterior como desproporcional às circunstâncias.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Governo de Goiás entrega 600 cartões do Pró-Atleta e investe R$ 3 milhões no esporte