Mais de 4,6 milhões de eleitores podem ir às urnas neste domingo (15), das 7h às 17h, para escolher os próximos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores das 246 cidades de Goiás. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, Leandro Crispim, concedeu entrevista na manhã deste domingo (15) e fez um balanço de como tem sido a votação.
” Nesta manhã não tivemos nenhum problema em relação aos protocolos de prevenção à Covid-19. Os eleitores têm respeitado todos os protocolos e mantido o devido distanciamento, que é obrigatório”.
Por causa da pandemia de Covid-19, foram estabelecidos protocolos de segurança para evitar a transmissão do coronavírus durante a votação. Entre as medidas adotadas, o período de votação das 7h às 10h é considerado de preferência para os idosos. Além disso, a identidade de cada eleitor não deve ser verificada por meio de biometria, mas por assinatura.
Para o desembargador, essa pode ser uma das eleições mais tranquilas, desde que ele se tornou Presidente do Tribunal Regional de Goiás. ” Apenas 10 intercorrências no estado de Goiás foram registradas nesta manhã. Entre elas, um eleitor sem mobilidade não teve possibilidade de votar, porque o elevador do colégio (Colégio Visão em Goiânia) estava desligado”.
Outra intercorrência foi a dificuldade que os eleitores têm enfrentado com o app da Justiça Eleitoral, o e-Título, que não está funcionando adequadamente para parte dos eleitores brasileiros que estão tentando justificar ausência pelo celular ou mesmo tentando fazer login no app pela primeira vez. Segundo o desembargado, quem não conseguir pode usar o prazo de justificativa.