A Prefeitura de Goiânia liberou, no início da madrugada desta quarta-feira (27), o trecho da Avenida Castelo Branco que estava interditado para o içamento das 15 vigas do viaduto no cruzamento com a Avenida Leste-Oeste, no Setor Esplanada dos Anicuns. Inicialmente, o trabalho tinha a previsão de terminar no domingo (24), mas as condições climáticas atrasaram a entrega da obra.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), cada viga possui 33 metros de comprimento por dois de altura e pesa 55 toneladas. Uma operação especial de preparação do terreno para a colocação de um guindaste começou na última sexta-feira (22).
No sábado (23), foi feito o içamento das primeiras vigas. A última foi colocada nesta terça-feira, por volta das 22h30, a uma altura de 7,50 metros acima do piso da Avenida Castelo Branco.
Após a conclusão do trabalho de assentamento das vigas, as equipes fizeram a retirada das máquinas e do fresado. Este último havia sido colocado na Avenida Castelo Branco para dar o nivelamento necessário para o trabalho do guindaste. Logo depois, foi realizada a limpeza do trecho, que foi liberado para o tráfego.
O viaduto
O projeto, iniciado em 12 de maio, prevê a construção de um viaduto na Avenida Leste-Oeste, transpondo a Castelo Branco. Segundo a Prefeitura de Goiânia, o objetivo é eliminar as interferências semafóricas no cruzamento e melhorar a mobilidade na região.
O viaduto, quando pronto, vai contar com 35 metros de profundidade e 215 metros de comprimento, contando com as pistas de elevação. A estrutura terá, ainda, quatro faixas de tráfego de veículos, sendo duas em cada sentido da Leste-Oeste. A obra está orçada em R$ 14 milhões e tem previsão de ficar pronta ainda neste semestre.
Leia mais: Agnelo Gonçalves e Zé Ricardo são desligados do Goiás após eliminações no Goianão e Copa Verde