STF autoriza continuidade das obras de infraestrutura do Governo de Goiás executadas pelo Fundeinfra 

Data:

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta terça-feira (21) liberar a continuidade das obras de infraestrutura rodoviária realizadas pelo Instituto para Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), no âmbito do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra). A decisão acolhe a tese defendida pela Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO). 

O ministro explicou que a liminar que suspendeu as leis estaduais nº 22.940/2024 e nº 23.291/2025 produz efeito apenas a partir de sua publicação. As obras e contratos celebrados antes da suspensão seguem válidos.

“A decisão de 10/10/2025, que determina a suspensão da eficácia das Leis Estaduais 22.940/2024 e 23.291/2025, tem eficácia prospectiva, não afetando instrumentos contratuais ou atos administrativos aperfeiçoados em momento anterior à sua edição”, destacou Alexandre de Moraes. 

Leia Mais: Goiânia recebe Caravana do Futebol Feminino Petrobras com programação gratuita e imersiva 

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Com isso, as obras executadas pelo Ifag e os projetos realizados por meio de termos de cooperação com contribuintes estão liberados para seguir em execução. 

Na manifestação ao STF, a PGE-GO mostrou os impactos negativos de uma paralisação imediata. Os trechos de pavimentação e recuperação de rodovias estaduais beneficiam 9,6 mil empreendimentos rurais em 19 municípios goianos. O órgão também destacou o prejuízo logístico ao Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) e os custos de mobilizar e desmobilizar equipamentos e equipes caso a obra seja interrompida.

Com o novo entendimento, o ministro garante segurança jurídica e operacional, permitindo que as obras do Fundeinfra avancem. Elas são estratégicas para escoar a produção agropecuária e desenvolver a região em Goiás.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Chelsea confirma Estêvão fora até o fim da temporada e presença na Copa do Mundo vira dúvida

O atacante Estêvão Willian virou desfalque confirmado do Chelsea...

Sandro Mabel aciona Justiça contra Igor Franco por ataques e uso de IA em Goiânia

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, acionou a Justiça...

Mulher morre após agressão do companheiro e caso eleva feminicídios em Goiás

Uma mulher de 44 anos morreu na noite de...

Em Goiás, agressores de mulheres terão que pagar por tornozeleira eletrônica, anuncia Daniel Vilela

A proposta altera a legislação estadual vigente e estabelece que o monitorado seja responsável pelo pagamento integral do equipamento